Que destinos fora da UE permitem a entrada apenas com Cartão de Cidadão? 🛂

  • 19.04.2022 15:01
  • Paulo

Em termos burocráticos, viajar dentro da União Europeia é bastante fácil. Com as fronteiras abertas, basta termos connosco o cartão de cidadão para qualquer eventualidade em que seja necessário identificar-nos. Mas para além dos estados-membros da União Europeia há vários destinos que aceitam a entrada de cidadãos portugueses sem passaporte, sendo apenas necessário o nosso Cartão de Cidadão.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Nota: Se necessitares de fazer uma escala antes de chegar a cada um destes países, verifica se o território onde vais trocar de voo permite o embarque a quem tem apenas um Cartão de Cidadão (ou outro documento de identificação de um país da UE)

Nota 2: O teu cartão de cidadão pode ser equivalente a um passaporte em alguns destes países, por isso será boa ideia viajares para lá seguindo as mesmas indicações do passaporte nomeadamente na questão da validade: Que convém quase sempre ser superior a 3/6 meses, dependendo do exigido no destino.

Albânia 🇦🇱

Apesar de ainda ser um destino pouco procurado pelos portugueses, a Albânia tem muito para oferecer, incluindo vários locais arqueológicos com ruínas da Antiga Grécia. O país apenas requer cartão de cidadão aos turistas portugueses.

Andorra 🇦🇩

Conhecido pelas estâncias de ski, o pequeno principado de Andorra mantem os postos fronteiriços com Espanha e França, mas permite a entrada a todos os portadores de cartão de cidadão português.

Bósnia-Herzegovina 🇧🇦

A Bósnia-Herzegovina aceita viajantes portugueses sem passaporte. Um bom motivo para conhecer este país, conhecido em parte pelas suas pontes, pelas quais se conta a sua longa história como zona de fronteira entre várias estados, etnias e religiões.

Geórgia 🇬🇪

Este país do Cáucaso permite a entrada a turistas munidos apenas do cartão do cidadão, uma boa notícia para quem quer conhecer os seus vales verdejantes decorados por distintivas torres defensivas.

Guadalupe 🇬🇵

Este território ultramarino francês, em plenas Caraíbas, exige apenas a apresentação de um cartão de Identificação para cidadãos da União Europeia.

Ilhas Faroe 🇫🇴

As Ilhas Faroe são um dos países menos conhecidos e ao mesmo tempo, mais fascinantes da Europa. Para entrares, precisas apenas do Cartão de Cidadão.

Islândia 🇮🇸

Como membro associado do Espaço Schengen, a Islândia está aberta a visitantes portugueses apenas com cartão de cidadão. Aproveita para visitar as paisagens vulcânicas da ilha e a pitoresca capital Reiquiavique.

Kosovo 🇽🇰

O mais recente país do continente aceita qualquer cidadão da União Europeia portador de documento de identificação com foto. Para os portugueses isto significa o cartão de cidadão ou bilhete de identidade. Uma paragem interessante para quem está de visita aos Balcãs.

Liechtenstein 🇱🇮

Entalado entre a Suíça e Áustria, este pequeníssimo (e riquíssimo) país não requer passaporte aos cidadãos portugueses. Podes facilmente ficar a conhecer a sua capital, Vaduz, a mais pequena da Europa em termos de população. 

Macedónia do Norte 🇲🇰

Pouco conhecida como destino turístico, a Macedónia tem muito para conhecer, começando pela capital Skopje, e a sua herança otomana que se nota principalmente na zona do Grande Bazaar. Aos viajantes portugueses, este país pede apenas cartão de cidadão na fronteira. Segundo o Portal das Comunidades, é também necessário o registo numa esquadra de polícia nas 24 horas seguintes à entrada.

Martinica 🇲🇶

Tal como Guadalupe, Martinica é um território ultramarino francês nas Caraíbas e permite a entrada a visitantes da UE apenas com o seu documento de identificação nacional.

Mónaco 🇲🇨

Bem conhecido pelos amantes de Fórmula 1, o Mónaco não tem fronteira física com a França, e os viajantes portugueses devem apenas manter consigo o cartão de cidadão para o caso de terem de se identificar durante a sua estadia.

Montenegro 🇲🇪

No Montenegro vais poder encontrar algumas das paisagens montanhosas mais impressionantes que já viste. Tal como na Macedónia do Norte – e segundo também o Portal das Comunidades – poderás entrar apenas com o cartão de cidadão mas terás que te registar junto da polícia durante as primeiras 24 horas no país.

Noruega 🇳🇴

Destino popular entre os que procuram ver a aurora boreal, a Noruega permite a entrada de cidadãos portugueses portadores do cartão de cidadão enquanto membro do Espaço Schengen

Reunião 🇷🇪

Outro território ultramarino francês. Este paradisíaco destino do Indico permite a entrada de cidadãos da União Europeia utilizando apenas o seu cartão de cidadão.

São Marino 🇸🇲

Outro microestado que entra para esta lista, São Marino facilita a entrada a portugueses sem passaporte, tornando-o num ponto de paragem interessante durante uma viagem pelo norte de Itália.

Sérvia 🇷🇸

A capital sérvia, Belgrado, tem ganho reputação pela sua animada vida noturna. Como vários outros países balcânicos desta lista, a Sérvia exige apenas o cartão de cidadão à entrada. No entanto, se não ficares hospedado numa unidade hoteleira, terás que te registar nas autoridades locais.

Suíça 🇨🇭

Para visitares as aldeias idílicas dos alpes suíços ou aventurares-te nos desportes da neve nas estâncias locais não vais precisar de mais do que o teu cartão de cidadão.  

Tunísia 🇹🇳

De acordo com a embaixada portuguesa na Tunísia, o governo local “está a tolerar” a entrada de cidadãos portugueses com reservas por agência de viagens e /ou com reservas de hotéis confirmadas.

entrada tunisia cartão cidadao

Turquia 🇹🇷

Desde 2 de Março de 2020, a Turquia passou a permitir a entrada de viajantes portugueses identificados apenas com o cartão da cidadão.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem