Revolução na classe económica? O assento do meio pode desaparecer e as camas vão começar a ser comuns! ✈️

  • 17.03.2023 10:20
  • Bruno A.

Vários fabricantes do sector da aviação, juntamente com gabinetes de arquitectura internacionais, têm vindo a testar novos designs de cabine com o objectivo de tornar a experiência de voar mais prazerosa para todos os passageiros, ajudando ao mesmo tempo a que as companhias aéreas se tornem mais eficientes e rentáveis. O que irá acontecer aos aviões num futuro próximo? Descobre os projectos mais interessantes que foram nomeados para os Crystal Cabin Awards – os Óscares da inovação no sector da aviação.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Embora possa parecer à primeira vista impossível fazer alterações significativas dentro de um espaço tão reduzido como a cabine de uma aeronave, a verdade é que, todos os anos, dezenas de companhias se dedicam à criação de designs inovadores dedicados aos fabricantes do sector da aviação e às próprias companhias aéreas. O objectivo? Tornar toda a operação mais eficiente, leve (quanto mais leves os materiais/elementos, menor a quantidade de combustível necessária) e rentável. Se a isso conseguirem ainda melhorar a experiência de voo para a generalidade dos passageiros, então estão reunidos todos os ingredientes necessários para um projecto vencedor! Se queres saber mais sobre isto, então aperta o cinto e prepara-te para a viagem, porque os nomeados para os Crystal Cabin Awards, os prémios mais importantes da indústria da aviação no ramo da inovação, acabaram de ser anunciados!

Embora o passado recente venha comprovar que nem todos os candidatos reconhecidos sejam igualmente eficientes, a verdade é que existe mesmo um conjunto de projectos em implementação que pode vir a mudar as viagens de avião como as conhecemos. Um bom exemplo é a Skynest, um projecto de camas-beliches para a classe económica actualmente em desenvolvimento pela Air New Zealand. Na verdade, este projecto está já em andamos há alguns anos, tendo sido inicialmente anunciado em 2020. Posto isto, os planos da Skynest estão bem adiantados, tendo já inclusive recebido luz verde para a implementação oficial. Esta deverá ter lugar algures no decorrer do próximo ano, quando a Air New Zealand receber os seus novos Boeing 787-9 Dreamliners.

Beliches à parte, existem ainda outros planos bem porreiros nesta lista. Aliás, se quisermos destacar o título de candidato mais fora-da-caixa, essa nomeação tem que ir direitinha para a companhia espanhola Taller de Arquitectura T36, que se propõe a revolucionar completamente o layout da classe económica em aviões de maior porte, removendo o infame assento do meio. Para isso, a empresa dividiu a classe económica em 3 cabines diferentes, espalhadas por 2 pisos distintos, o que também ajuda a aumentar a capacidade da aeronave. Para os passageiros, este layout tem a vantagem óbvia de se poderem apenas sentar no lugar da janela ou do corredor. Por outro lado, aqueles que ficarem no piso de cima não têm, na verdade, acesso a qualquer janela, um problema que os designers acreditam poder ser resolvido com recurso a janelas virtuais (conectadas a câmaras especiais) que permitirão aos passageiros assistir ao que se vai passando no exterior.

A que mais vale a pena estar atento?

Entre os projectos mais inovadores, destaca-se ainda o sistema de colunas da Euphony, instalado directamente em cada assento. Isto irá permitir que os passageiros possam ver um filme ou ouvir música sem utilizar headphones (e, mais importante, sem irritar o vizinho do lado).

É também de assinalar que muitos outros projectos escolheram focar-se em aeronaves de corpo estreito (narrow-body), algo que é visto com grande agrado por muitas transportadoras. Afinal, com o novo Airbus A321XLR prestes a entrar no mercado, os aviões narrow-body vão passar a conseguir cobrir distâncias substancialmente maiores, criando-se assim a necessidade de providenciar maior conforto e amenidades aos passageiros de classe executiva. De forma a fazer face a este desafio, foi criado o “Front Row Business Class Retreat” (algo como “Retiro da Classe Executiva na Fila da Frente”), um espaço exclusivo, separado do resto da aeronave, a fazer lembrar um Airbus A380. Este tipo de cabine pode ser adaptado para lugares premium, mas também para outras utilizações mais comuns, podendo ainda servir de minibar ou de local de convívio para que os passageiros possam relaxar e esticar um pouco as pernas.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem