Quando a Ryiadh Air iniciar a sua operação em 2025, poderá muito bem ser a primeira companhia aérea saudita a autorizar o consumo de álcool a bordo. A notícia foi anunciada pelo presidente da linha aérea, Tony Douglas, sendo esperado que a transportadora passe a rivalizar com companhias como a Emirates ou a Qatar Airways em apenas alguns anos.
As autoridades locais têm sido bastante cautelosas no que toca ao anúncio dos planos para a nova transportadora, embora cada nova revelação se tenha revelado ainda mais impressionante que a anterior. Até ao momento, foi divulgado o nome da companhia, os planos para a expansão do aeroporto da capital do país e uma encomenda impressionante de 39 Boeings 787-9s, com a opção de acrescentar mais 33 Dreamliners. Agora, o presidente, Tony Douglas, revelou que os passageiros poderão também assistir a algumas mudanças de cariz moral a bordo.
Embora a posse e consumo de álcool sejam estritamente proibidos na Arábia Saudita, Douglas acredita que as mudanças recentes no país têm vindo a ganhar um ritmo ainda mais acelerado, pelo que os passageiros poderão estar aptos a consumir bebidas alcoólicas a bordo da Riyadh Air a partir de 2025. O presidente acrescentou ainda que a companhia irá obedecer e cumprir com todas as regulações do país. Se a previsão se confirmar e a Riyadh Air permitir o consumo de álcool nos seus aviões – mesmo dentro do espaço aéreo Saudita – então é esperado que a medida se alastre à Saudia Airlines, a companhia de bandeira do país.

Os especialistas do sector do turismo da Paddle Your Own Kanoo preveem que a nova Riyadh Air sigas as pisadas de outras transportadoras do Golfo, como a Emirates, a Qatar Airways ou a Etihad, que optaram por uma abordagem mais relaxada aos costumes e tradições islâmicos. Nestas companhias, por exemplo, o consumo e venda de álcool são permitidos, bem como o serviço de refeições durante o período de jejum do Ramadão. Todas estas comparações parecem sugerir que a companhia Saudita irá competir com estas linhas pelo transporte de passageiros que façam escala na Península Arábica. No entanto, Douglas insiste que o foco principal da Riyadh Air será o transporte de passageiros que tenham como destino final a Arábia Saudita, um país que tem vindo a investir milhares de milhões de dólares no desenvolvimento da sua infraestrutura turística.
Ainda assim, o planeamento de um gigantesco terminal para passageiros em escala no Aeroporto de Riyadh parece contradizer as declarações do presidente.
Durante a mesma entrevista com a SKY News, Douglas divulgou ainda que a nova transportadora irá anunciar encomendas para novos aviões em breve, incluindo várias dezenas de aeronaves de fuselagem estreita (narrow-body), previsivelmente Boeings 737 Max, e mais aeronaves de fuselagem larga (wide-body), provavelmente Airbuses A350.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂