A Ryanair anunciou que, a partir de 12 de novembro de 2025, apenas cartões de embarque digitais serão aceites nos seus voos – o tradicional cartão impresso em papel deixará de ser válido.
A emblemática companhia low-cost Irlandesa anunciou no início de Outubro que a partir de 12 de Novembro de 2025 irá deixar de ser possível apresentar cartões de embarque impressos em papel, com o objectivo de digitalizar todo o processo. Até aqui, os passageiros que não tivessem ou que não se sentissem confortáveis com a utilização de smartphones, tinham sempre a possibilidade de imprimir os seus cartões de embarque após o check-in. Com esta alteração, todos os clientes passam a ter que completar o check-in na app oficial da Ryanair, mostrando depois o cartão de embarque digital na plataforma.
Naturalmente, esta alteração fez soar alguns alarmes, nomeadamente no que toca a passageiros mais velhos que – por norma – apresentam maior resistência à utilização de novas tecnologias. Para além disso, e ainda que seja a norma hoje em dia, nem todos os clientes têm smartphones ou ligação consistente à internet. Instado a comentar estes receios, Michael O’Leary, refere não estar preocupado com o assunto. Em declarações ao Independent, a Ryanair reiterou que nenhum passageiro que tenha completado o check-in online ficará em terra, mesmo que não tenha um dispositivo onde mostrar o cartão de embarque digital.
Nesses casos, a companhia recomenda que os passageiros se desloquem ao balcão da companhia aérea do aeroporto de partida e solicitem a impressão gratuita do cartão de embarque, já que apenas os passes físicos emitidos pela própria transportadora serão aceites no boarding gate. No entanto, o CEO da low-cost Irlandesa voltou a frisar que é essencial que o check-in online seja feito antecipadamente, caso contrário serão aplicadas as respectivas taxas de check-in presencial ao balcão, como já acontece até aqui. De resto, esta sugestão não aplica apenas a clientes que não possuam smartphone, podendo abranger ainda passageiros que tenham ficado sem bateria ou cujo telemóvel tenha sido perdido/roubado:
Se perder o telemóvel, não há problema. Desde que tenha feito o check-in antes de chegar ao aeroporto, reemitiremos um cartão de embarque impresso gratuitamente. Mas precisa de ter feito o check-in antes de chegar ao aeroporto (..) Além disso, se a bateria se esgotar ou algo acontecer, após o check-in, teremos o seu número de sequência de qualquer forma no portão de embarque e garantiremos que embarca. Assim, ninguém tem de se preocupar com isso. Certifique-se apenas de fazer o check-in online antes de chegar ao aeroporto, e tudo correrá bem.

De qualquer das formas, a Ryanair já confirmou que estes se tratarão de casos pontuais/minoritários, já que 80% dos clientes já utiliza boarding passes digitais. Para além disso, a utilização da app permitirá um contacto mais directo e facilitado entre a companhia aérea e o passageiro, já que a transportadora poderá emitir notificações em tempo real relativamente a atrasos, portas de embarque, cancelamentos ou quaisquer outros eventos que causem disrupções no horário dos voos.
Apesar da normativa entrar em vigor já no próximo mês, as regras da companhia não se poderão sobrepor à lei dos países onde opera. À conta disso, os voos com partida de Marrocos não sofrerão alterações e continuarão a requerer a apresentação de cartões de embarque em papel, já que o governo Marroquino assim o exige. Seja como for, e à excepção do reino magrebino e da Turquia, todos os restantes destinos servidos pela Ryanair passarão a adoptar a nova missiva 100% digital.
Pelo sim, pelo não, o melhor é começares já a descarregar a app!
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂