Seis histórias de passageiros que acabaram no destino errado🛬❌

  • 26.05.2023 19:45
  • Paulo
lost

Talvez já tenhas tido este pesadelo: preparas a tua viagem com cuidado, embarcas no avião e no momento em que chegas ao destino, estás no sítio errado. Fica a conhecer seis casos em que este pesadelo se tornou realidade!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

É normal, no momento de embarcar num avião, ouvir pelos intercomunicadores o destino da viagem, seguido da frase “se esse não é o seu destino, por favor informe os membros da cabine”.

Quem ouve uma frase destas percebe que esta precaução tem de ter por base algum precedente. De facto, apesar de não acontecer frequente, não é difícil encontrar histórias de passageiros que acabaram no destino errado. Fica a conhecer algumas das mais caricatas:

O fãs que se enganaram na capital

Não é raro acontecer trocar a capital da Roménia pela capital da Hungria. Afinal de contas, o nome da primeira é Budapeste e da segunda é Bucareste.

Mas pior do que falhar uma pergunta de quiz é enganar-nos na hora de fretar um avião. Foi o que aconteceu a 400 adeptos do Atlético de Bilbau que queriam torcer pela sua equipa na final da Liga Europa que se ia realizar em Bucareste.

Os adeptos acabaram em Budapeste, a mais de 640 quilómetros da Arena Națională, o estádio de Bucareste em que se realizou a final da Liga Europa em 2012.

Tendo em conta que o avião partia pouco depois do jogo, não havia mesmo hipótese de tentar chegar a Bucareste de autocarro ou comboio. Por isso, os adeptos tiverem mesmo que ver o jogo pela televisão. Para piorar tudo, o Atlético de Bilbau perdeu a final por 3-0 contra o Atlético de Madrid.

Mais recentemente, seis amigos voltaram a cometer o mesmo erro. Desta vez foram seis franceses que queriam ir apoiar a sua seleção no jogo do Euro 2021 contra a Hungria mas que acabaram em Bucareste. Os seis amigos acabaram por se juntar aos fãs da Ucrânia

E tu, reparaste que no primeiro parágrafo também trocamos os nomes das capitais?

Bluebell, o cão separado da família por 11,000 quilómetros

A família Miller planeou ao detalhe a sua mudança de Londres para Nashville, no estado to Tennessee. Com eles seguia o cão da família, Bluebell. Tudo estava bem até que, à chegada em Nashville, na hora de recolher Bluebell, eis que a companhia aérea British Airways entrega o cão errado à família Miller.

Depois do choque inicial, a dúvida era agora onde está a Bluebell? Começou então uma busca global que acabou por encontrar Bluebell na Arábia Saudita.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a British Airways não conseguiu esclarecer como é que tamanho erro foi possível e a IAG Cargo, responsável pelo transporte, assegurou apenas que Bluebell foi sempre bem tratada.

Foram precisos mais três dias para que Bluebell, visivelmente transtornada, voltasse a estar junto da sua família. Os Miller pedem agora uma indemnização de pelo menos 10.000 dólares, já que garantem que Bluebell precisa agora de muitos cuidados para voltar ao que era, incluindo terapia e medicação para a ansiedade.

A tentar chegar a Sydney

Milan Schipper, um adolescente holandês, queria comemorar o fim dos seus anos escolares com uma viagem pela Austrália. Tendo encontrado um voo para Sydney pelo que considerou um bom preço, fez a reserva e preparou as suas melhores roupas de verão.

Mas, para sua surpresa, Milan acaba numa pequena cidade da província canadiana de Nova Escócia, também ela chamada de Sydney. Para piorar a situação, no exterior do avião caia um nevão.

Esta nem é a primeira vez que alguém acaba na Sydney errada. O passageiro Kingsley Burnett partiu de Nova Iorque, igualmente convencido de que chegaria à cidade australiana.

Kingsley não se deixou surpreender pela aterragem em Billings, Montana, pensando que esta era apenas uma escala. Mas quando viu o tamanho do avião que o levaria a Sydney é que se apercebeu que se tratava de Sydney, Montana, uma pequena cidade com pouco mais de 6,000 habitantes.

Os códigos de referência dos aeroportos não ajudam. O aeroporto municipal de Sydney, Montana, usa o código SDY enquanto Sidney, Austrália utiliza SYD.

No país errado… e sem passaporte

No caso de Kingsley Burnett, a viagem foi bem mais curta do que este passageiro esperava, e no final, continuava dentro do seu país. Para Beverly Ellis-Hebard, o erro foi no sentido contrário.

Esta passageira pretendia seguir de Filadélfia em direção à sua casa de férias, em Jacksonville, Flórida. Já na porta de embarque, Beverly resolveu ir à casa-de-banho, uma vez que a funcionária lhe assegurou que faltavam ainda 20 minutos para que os passageiros embarcassem. Mas quando Beverly saiu da casa-de-banho, o embarque estava quase concluído, e com a pressa de entrar no avião, acabou por cortar a mão na bagagem.

Já a bordo, a assistente de bordo que fazia o curativo à mão de Beverly decidiu confortar a passageira, dizendo-lhe que esta iria poder relaxar assim que chegasse à Jamaica. Jamaica? Como assim Jamaica?

Enquanto Beverly foi à casa-de-banho, houve uma troca nas portas de embarque. Distraída com o corte na mão e sem que ninguém a alertasse para a mudança, Beverly acabou por embarcar num avião com destino à Jamaica, sem sequer ter um passaporte.

No final, Beverly foi obrigada a esperar na manga do avião, de modo a não entrar oficialmente em território jamaicano e evitar complicações legais, antes de voltar a embarcar em direção a Filadélfia várias horas depois.

O avião que seguiu na direção contrária

Até agora vimos casos em que os passageiros, por distração ou culpa das companhias aéreas, acabaram no avião errado. Mas e quando é o avião inteiro que segue na direção incorreta?

Isto foi o que aconteceu aos passageiros da British Airways que embarcaram no aeroporto de Londres no dia 25 de Março de 2019. O voo BA3271 deveria seguir para Dusseldorf, na Alemanha. Mas neste dia as coisas seriam diferentes.

De acordo com Zsófia Szabó, uma passageira citada pela CNN, as suspeitas começaram quando, olhando pela janela, viu montanhas no lugar em que esperava ver as zonas industriais que caracterizam a Alemanha.

Szabó pensou então que se tratava apenas de um pequeno desvio, mas quando uma colega sua verificou no Google Maps, tornou-se claro que o avião estava na verdade a sobrevoar a Escócia.

Aparentemente, a WDL Aviation, empresa de leasing que estava encarregue do voo, cometeu um erro na hora de comunicar a rota do avião. O avião acabou por aterrar em Edimburgo, e, depois de reabastecer e de um pedido de desculpas do capitão, seguiu para o seu real destino, Dusseldorf.

Aterrar num aeroporto fechado

Os passageiros do voo BA3271 podem ter acabado no aeroporto errado, mas pelo menos aterraram num aeroporto em funcionamento. Os 59 passageiros desta história não tiveram a mesma sorte.

Em 11 de Maio de 1997, o voo 1760 da Continental Airlines partiu de Houston, no estado do Texas, para a não muito distante cidade de Corpus Christi, onde deveria aterrar no pequeno aeroporto internacional local.

No entanto, o avião acabou por aterrar numa antiga pista militarfechada desde 1958! Durante 50 anos, esta pista tinha apenas sido utilizada esporadicamente para exercícios da marinha.

Com cerca de 900 metros a menos do que a pista do aeroporto internacional de Corpus Christi, e num estado bastante degradado, a pista surpreendeu os passageiros com uma aterragem atribulada. No entanto, ninguém a bordo ficou ferido. O erro foi atribuído ao piloto e a tripulação acabou suspensa.

 

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem