Estás a preparar tudo para a tua nova viagem e de repente deparas-te com um problema: não encontras o teu passaporte / cartão de cidadão ou reparas que a validade do mesmo expirou. Não entres já em pânico. Dá uma vista de olhos a este artigo. Muito possivelmente terás ao teu dispor uma solução para conseguir viajar.
Em primeiro lugar – e acreditem que o número de pessoas se esquece deste facto, muitas vezes por pânico, é inesperadamente grande – mesmo não tendo o Cartão de Cidadão válido, podes viajar sem problema se o teu passaporte estiver em dia.
Se não tiveres um passaporte ou se a a validade do passaporte tiver expirado, tens três soluções:
Esta é óbvia: para pedires um novo cartão de cidadão dirigir-te a um balcão de atendimento do Instituto dos Registos do Notariado (IRN) como Conservatórias e Lojas / Espaço Cidadão ou lojas RIAC, nos Açores e fazer o pedido de um novo Cartão de Cidadão. Também podes fazer o pedido online (deves ter a carta PIN, com os códigos ao teu dispor). Lembra-te que se o tiveres perdido o antigo, deves fazer também o cancelamento do mesmo.
O tempo e o custo variam com a tua idade, se o pedido é feito online ou presencialmente e com a urgência do mesmo:
De salientar que o pedido extremamente urgente tem de ser feito presencialmente.
Nota que ao contrário do que por vezes é transmitido, aquele documento que te dão como comprovativo de que fizeste o pedido do cartão de cidadão NÃO É VÁLIDO para viajar.
Vou viajar amanhã e não consigo deslocar-me a Lisboa ou Porto para fazer o pedido Extremamente Urgente. Vou ter mesmo de cancelar a viagem?
Não. Ainda há esperança!
No caso de teres extrema necessidade e, por não te poderes deslocar a Lisboa ou Porto para fazer o pedido extremamente urgente do cartão de cidadão, podes fazer o pedido do Cartão de Cidadão Provisório.
Este documento de identificação difere do Cartão de Cidadão que obterias fazendo um pedido extremamente urgente porque não é um documento definitivo, ou seja, tem uma validade limitada de 90 dias.
O CC Provisório só pode ser pedido em situações de emergência por isso, se precisares de pedir um, leva as reservas dos voos e outros comprovativos demonstrativos dessa urgência contigo.
Este documento pode ser pedido nos balcões do Instituto dos Registos do Notariado (incluindo Conservatórias e Lojas do Cidadão que disponibilizam o serviço), nos serviços de atendimento da Região Autónoma da Madeira ou nas lojas RIAC, nos Açores.
Para fazeres o pedido deves levar o teu CC atual. Caso não tenhas o CC será possível fazer a identificação através dos dados biométricos.
O documento custa €70 e pode ser levantado, posteriormente. nos seguintes locais:
É ainda importante ressalvar que este documento em específico também pode ser emitido a cidadãos de nacionalidade brasileira “a quem tenha sido atribuído o estatuto geral de igualdade de direitos e deveres, previsto no Tratado de Porto Seguro de 2000, e que tenha um Cartão de Residência em Portugal dentro do prazo de validade.” fonte
Se vais embarcar num voo doméstico (dentro de Portugal Continental, de e para Madeira e Açores e entre as regiões autónomas, sem escala no estrangeiro) e perdeste o Cartão de Cidadão (se está caducado, a app também irá mostrar o cartão caducado, por isso não se aplica nesse contexto), podes usar a app id.gov.pt que, segundo a legislação em vigor, tem o mesmo valor que os documentos originais.
A apresentação dos dados constantes dos documentos referidos através da aplicação id.gov, em tempo real e perante terceiros, tem um valor jurídico equivalente ao dos documentos originais, que lhe é conferido pelos números 1 e 4 artigo 4.º-A da Lei n.º 37/2014, de 26 de junho (…)”
Em primeiro lugar, podes verificar se o teu país de destino, mesmo que não esteja na UE e/ou Espaço Schengen, aceita a entrada de portugueses só com Cartão de Cidadão. Pode acontecer que seja o caso e não precises de Passaporte para viajar.
Para pedires um novo Passaporte, podes dirigir-te às Lojas do Passaporte do Aeroporto de Lisboa ou Porto, aos Serviços do IRN (Conservatórias ou Lojas do Cidadão) e nos Governos das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
O tempo e o custo varia com a tua idade, se o pedido é feito online ou presencialmente e a urgência do mesmo:
Nota que, para Porto Santo, Faial, Pico e S. Maria demora mais 1 dia para o serviço expresso e urgente e para a Graciosa, Corvo, S. Jorge e Flores demora mais 1 dia para o serviço normal e mais 3 dias para o serviço expresso e urgente.
Tal como acontece no caso do Cartão de Cidadão Provisório, também existe um tipo de passaporte, com a validade mais curta (1 ano).
Este documento pode ser emitido no próprio dia da viagem.
O Passaporte Temporário pode ser solicitado, em território nacional, nos postos de fronteira aérea do Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Ponta Delgada e na Loja do Passaporte em Vilar Formoso.
Para o pedires precisas de:
Este documento tem o custo de 150 euros.
O Passaporte temporário, emitido no próprio dia da viagem, tem a validade máxima de um ano – devendo o requerente certificar-se que o Passaporte temporário é aceite no país de destino.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para obter 3€ de desconto.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂