Ainda estamos longe de inventar uma máquina do tempo. Mas, no que toca às horas no nosso relógio, um avião pode mesmo funcionar como uma. Prepara-te para viajar até ao dia anterior ou, para os mais aventureiros, saltar para o ano anterior
Em viagens longas é sempre necessário estar atento às mudanças de fuso horário. Por vezes, as diferenças entre o local de partida e o destino jogam em nosso favor, quando por exemplo, nos dão algumas horas extras de luz solar à chegada. Outras vezes, só complicam, desregulando-nos o sono ou fazendo-nos cometer erros e chegar atrasados a um transporte ou evento.
Agora imagina que, ao invés de teres de acertar o teu relógio em 4, 5 ou mesmo 8 ou 9 horas, és obrigado a retroceder ou avançar um dia inteiro. Isto é o que acontece a quem atravessa a denominada Linha Internacional de Data.
Quem viaja de Leste para Oeste vai sendo obrigado a atrasar o relógio consoante atravessa diferentes fusos horários. Pelo contrário, quem vai no sentido Oeste para Este é obrigado a adiantar os ponteiros. Mas, como a Terra é redonda, eventualmente os fusos horários encontram-se. E é justamente nesse ponto de encontro que fica essa linha.
Crédito: www.mapsofworld.com
Existem vários voos que atravessam a Linha Internacional de Data no sentido de Este para Oeste, isto é, da região da Ásia e da Oceanía para o continente americano. São estes os voos que te permitem voltar atrás no tempo! Mostramos-te aqui alguns exemplos para um dia que escolhemos ao acaso: 13 de Julho.
Nadi (Fiji) – Los Angeles: Apanhando o voo FJ810 da Fiji Airways, podes jantar antes de sair no dia 13 de Julho, e chegas ao teu destino a tempo do almoço…do mesmo dia 13. Esperamos que o voo te abra o apetite!
Isto acontece também em voos com a América do Sul como destino. Por exemplo, no voo LA800, operado pela LATAM, sais de Auckland, Nova Zelândia, antes do jantar e chegas ainda a tempo de um almoço tardio em Santiago, no Chile. Vais almoçar, lanchar e jantar duas vezes…no mesmo dia.
Um dos exemplos mais curiosos desta viagem no tempo é o voo UA200, da United Airlines, que liga Guam a Honolulu, Havai. Sai na manhã de dia 13 e chega antes do jantar…de dia 12. Quando te perguntarem “quando gostavas de ir ao Havai?” e responderes “isso era já para ontem”, ficas agora a saber que isso é mesmo possível.
Viajantes que levam as viagens no tempo mais a sério vão querer embarcar para o ano anterior. Para isso basta, por exemplo, apanhar o voo TN102 entre Auckland e Tahiti da Air Tahiti Nui no dia 1 de Janeiro. Depois de comemorares a passagem de ano na Nova Zelândia, dorme até tarde, toma um Guronsan para recuperar da ressaca, hidrata-te e segue para o aeroporto. Quando descolares serão já 16:30 do dia 1 de Janeiro, mas mal aterres estarás de volta a 31 de Dezembro, pronto para mais um espetáculo de fogo de artifício e champanhe. Imagina a cara dos teus amigos quando te perguntarem como foi a tua passagem de ano e tu responderes “qual delas?”.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂
Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂