Como fazer amizades ao viajar sozinho – Por Vasco Monteiro 🌎

  • 09.08.2021 15:08
  • Vasco Monteiro

O primeiro passo para criar bom conteúdo sobre viagens é ter a noção que por muito que nos sintamos “experts”, sabemos muito pouco. E por haver tanta informação por aí resolvemos desafiar outras pessoas que, tal como nós, têm experiência neste mundo e que achámos que acrescentariam muita qualidade e diversidade ao conteúdo que partilhamos. O nosso primeiro convidado é o Vasco. Para além de ter sempre uma aplicação para tudo que esteja relacionado com o tema, ele viaja habitualmente sozinho. Por isso, convidámo-lo a partilhar algumas dicas para que possas descobrir o mundo sozinho(a) mas, ao mesmo tempo, bem acompanhado(a)!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Viajar sozinho… esse “ato” que as pessoas pensam que requer “coragem”, mas na verdade esse “medo” está na tua cabeça, e é mais fácil do que parece, a sério!

Ora bem, eu já viajo há vários anos, e 95% das viagens que fiz por aí foram feitas sem companhia, no entanto só ficava realmente sozinho se quisesse, porque nem imaginas as centenas de maneiras que existem para conhecer outras pessoas, quer seja com um simples olá, ou através da tecnologia:

Grupos de Facebook: Imagina que vais para Madrid, pesquisa por grupos tipo: “Expats in Madrid”, “Digital Nomads in Madrid”, “Portugueses em Madrid”, etc.… usa esses grupos para obter dicas, conhecer pessoas e encontrar eventos locais.

Couchsurfing: eu já fiquei alojado em casa de uma italiana em Palma de Maiorca e a verdade é que acabei por ir sair com ela e com o seu grupo de amigos chegados logo na primeira noite, portanto o couchsurfing é óptimo não só para conhecer pessoas mas também para obter alojamento “gratuito” (está com aspas porque pagas uma mensalidade/anuidade para usar o app).

Não te preocupes tanto: se tiveres que ir a algum evento, bar, discoteca, festa, seja o que for sem companhia, vai na mesma… não te preocupes, ninguém te vai julgar nem prestar atenção, não és assim tão importante para os outros (pelo menos para já). As outras pessoas (se quiseres interpretar a tua saída como se fosse um jogo) estão a pensar nas suas coisas, a prestar atenção no seu próprio mundo… achas mesmo que alguém vai parar para pensar, porque o indivíduo x ou y está sozinho…? Claro que não… está tudo na tua mente…

Pubcrawl: Um termo usado para designar um tour entre bares feito em grupo, geralmente a pé. Pois é, tu mais um grupo de pessoas pronto para a “borga”.. quem não faria amigos dessa forma não é? Podes encontrar essa atividade com uma breve pesquisa no google e perguntando em qualquer hostel da cidade onde estás!

Oferece-te para tirar uma foto: se vires um grupo ou até outro viajante, oferece-te para tirar uma foto e ainda ganhas uma foto de volta. É uma das melhores formas de quebrar o gelo e conhecer pessoas!

Excursões: ao viajares sozinho podes reservar tours e excursões através de app/site Getyourguide ou viator e durante essas excursões vais conhecer muita gente nova com facilidade. Foi dessa maneira que formei amizades por esse mundo fora que ainda hoje mantenho!

Grupos de desportos locais: Conhecer pessoas através de interesses e/ou actividades comuns é uma excelente maneira de criar laços de amizade! Uma pesquisa rápida no Google, por exemplo “football groups in Paris”, “paddle in Roma”.. (e sim, convém pesquisares em inglês ou no idioma do país onde estás, caso saibas falar a língua) vai-te mostrar diversas opções e fontes diferentes. Podes obter resultados de pesquisa como: eventos de Couchsurfing, eventos locais, actividades , grupos de facebook ou até mesmo sites sobre esse assunto entre outros…

Instagram: pesquisa por palavras-chave e hashtags relacionados com a tua localização e pesquisa pelos posts mais recentes na tua localização atual. Podes encontrar fotos de outros viajantes ou de locais e cabe a ti ter a ousadia de “meter conversa”, eu, por exemplo, tenho essa ousadia.. só não escrevas um “olá tudo bem”, sê original!

Online dating: Tinder, Bumble, Happn – nem preciso de dizer mais nada.. é sem dúvida uma maneira eficaz para fazer amizades ou até encontrar o amor da tua vida, nunca se sabe!

Airbnb experiences: pois é.. o Airbnb não é só alojamento, experimenta fazer alguma experiência pelo Airbnb e vais conhecer outros viajantes. Já o fiz duas vezes , 1 em Roma e outra em Palma de Maiorca. E tens todo o tipo de experiências, desde provas de vinho, passeios na montanha, mergulho, tudo mesmo!

Travello: A Travello é a maior e mais confiável comunidade de viagens do mundo, usada por viajantes em mais de 180 países! Lá podes encontrar outros viajantes que estão perto de ti, reservar actividades e até ver posts que outros viajantes fazem, é tipo uma rede social dos viajantes.

Outras redes sociais: Internations, Meetup, Eventbrite, Couchsurfing Hangouts, Couchsurfing Meetings.

Fora da internet: Fica hospedado em hostel, mesmo a pessoas mais tímida do mundo faz amizades com facilidade ficando em hostels, vai trabalhar em co-workings e começa a falar com os outros nas pausas de café, aproveita e faz free tours, faz alguma experiência de voluntariado, adere a aulas locais , tipo yoga ou culinária, “mete conversa” com outros turistas e viajantes na rua e, essencialmente, conhece pessoas como o farias na tua própria cidade: em bares, eventos, discotecas e eventos locais, nunca perdes nada em dizer um “olá”.

Como pudeste ler, nunca ficarás sozinho em nenhum lugar do mundo.. milhares de pessoas já se aventuraram e foram viajar com a melhor companhia do mundo – elas próprias – e tu tens que fazer o mesmo, olhar para o espelho e dizer: “bora viajar”.

Segue o Vasco:

Instagram: @vascoomonteiro

TikTok: @vascoomonteiro

Facebook: @vascoomonteiroo

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem