A etiqueta de reclinar ou não o banco do avião – o que dizem os especialistas? 💺💺

  • 04.06.2023 21:30
  • Paulo
airplane seat banco

É uma questão que polariza a sociedade: é ou não má ideia reclinar o assento do avião? Há vários argumentos a favor e contra mas parece que os especialistas se recostam para o lado do não.

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Com a corrida para oferecer preços mais baixos, as companhias áreas têm vindo a reduzir o espaço entre as filas de bancos. Os assentos dos aviões tornam-se assim cada vez mais “aconchegantes” e menos amigos de quem tem pernas longas.

Cada passageiro tenta assegurar o máximo de espaço. E é neste aperto que a questão dos bancos reclináveis se torna especialmente polémica. Uns acham que é uma falta de empatia pelo vizinho, tão apertado quanto nós. Outros são rápidos a responder que, se não era suposto reclinar o banco, então porque fizeram com que fosse possível recliná-lo?

Será que é possível chegarmos a uma resposta objetiva? Bem, a cadeia americana de notícias CBS tentou, falando com especialistas na área da defesa do consumidor, da indústria aeronáutica e dos bons costumes.

Para Chris Elliott, que trabalha na área dos direitos do consumidor, quem reclina o seu assento sem saber o que se passa atrás de si está a por essa pessoa em risco, podendo entornar bebidas ou assertar em cheio nos joelhos. O especialista afirma conhecer casos de quem tenha ficado com o computador portátil danificado porque o passageiro da frente decidiu reclinar o seu assento.

No entanto, Elliott atribui a culpa não tanto a quem reclina os assentos mas às companhias aéreas. Isto porque estas empresas sabem que estão a vender o mesmo espaço duas vezes – uma ao passageiro da frente e outra ao de trás – e que por isso são o principal instigador deste conflito.

Diane Gottsman encara o problema de outro ângulo. Diane é especialista em etiqueta e considera também que, salvo raras exceções, nunca é uma atitude educada reclinar o assento.

A CBC entrevistou também Henry Harteveldt, especialista na industria da aviação. Tal como Elliott, Harteveldt aponta o dedo às companhias aéreas para dizer que estas devem reconsiderar o número de assentos reclináveis nos seus aviões. Cabe a elas, Harteveldt acredita, definir um espaço razoável para que o passageiro da frente possa reclinar o seu assento sem ferir ou incomodar o passageiro atrás.

No entanto, Harteveldt deixa uma palavra para os passageiros. Enquanto as companhias aéreas não fazem a sua parte, cabe a estes usar o senso comum para evitar conflitos: Ele aconselha que os passageiros, pelo menos, tenham o cuidado de olhar para trás antes de reclinar os assentos. Para Harteveldt, isto é um pequeno ato de empatia que pode evitar tensões desnecessárias.

Em 2020, o CEO da companhia aérea americana Delta, Ed Bastian, criou polémica ao dizer que, se bem que reclinar o assento é um direito do passageiro, este deve sempre perguntar ao passageiros atrás de si se este se importa.

Uma das pessoas que discorda de Ed Bastian, Elaine Swann, também especialista em etiqueta. Swann concorda que olhar para trás e certificar-nos que a pessoa não está baixada ou que não tem um copo de vinho no tabuleiro é suficiente.

A especialista explica que o melhor é assumir que todos têm a oportunidade de reclinar o banco e que no final todos vão ficar mais confortáveis assim, acrescentado que perguntar é arriscar-se a ficar numa situação confrangedora se a outra pessoa disser que não.

Finalmente, restava ouvir quem tem mais contacto com os passageiros: os assistentes de bordo. Sara Nelson, presidente da norte-americana Associação Nacional de Assistentes de Bordo, é quase impossível reclinar o banco sem incomodar o passageiro atrás de nós. No final, acabam por ser os assistentes de bordo a ter que resolver conflitos entre passageiros, uma responsabilidade extra que estes certamente dispensam.

A presidente da associação deixa um conselho – em vez de perguntar, basta anunciar que se vai reclinar o banco. Isto já é suficiente para evitar muitos acidentes com bebidas, computadores e joelhos.

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