Experiência a bordo: Londres – Singapura com a Singapore Airlines (Boeing 777-300ER)!

  • 25.11.2019 16:36
  • João
Boeing 777-300ER, Singapore Airlines

Na nossa viagem para a Nova Zelândia e Polinésia Francesa, em 2018, voámos com uma das companhias mais prestigiadas do mundo e que figura constantemente no topo de todos os rankings da aviação. Esta foi a nossa experiência:

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Londres – Singapura (Hora prevista de chegada: 09: 25; Hora prevista de partida: 05:30 +1; Duração prevista do voo: 13:05; Modelo: Boeing 777-300ER)

Check-in e embarque em Londres:
Cheguei às 07:00 a Zona “A” do Terminal 2 do aeroporto de Heathrow. Aqui os passageiros devem utilizar os terminais de check-in automático para o realizar, bem como para imprimrir os cartões de embarque, estando disponíveis dois funcionários para os auxiliar. Após 0 check-in e impressão dos cartões de embarque, deve-se proceder para um dos 3 balcões disponíveis para a entrega da bagagem. Como titular de estatuto Star Alliance Gold (TAP Miles and Go), fui diretamente para um dos balcões de check-in exclusivas disponíveis, onde a equipa foi incrivelmente educada e eficiente. O staff ainda teve o cuidado de verificar se eu precisava de um visto. De seguida direcionaram-me para a fast-track para passar pelos procedimentos de segurança. No total, foram necessários 15 minutos para chegar ao terminal de embarque, o que foi muito bom considerando o tamanho do aeroporto.

Singapore Airlines Lounge Londres Heathrow:
O Terminal 2 ou o Queens Terminal consiste num edifício principal e um terminal de satélite 2B. A maioria dos voos de longo curso partem do Terminal 2B, o que envolve uma caminhada de 10/15 minutos. Ambas as áreas são agradáveis ​​e confortáveis, com muita luz natural, o que é uma grande vantagem. Depois de chegar ao 2B, fui para o SilverKris Lounge da Singapore Airlines. Este é um dos quatro Lounges da Star Alliance disponíveis neste terminal, e está localizado em frente ao Maple Leaf Lounge da Air Canada, ambos acessíveis por elevador. Após verificação do cartão de embarque, fui direcionado para a Business Class Lounge (também existe um Lounge de primeira classe) localizado à direita. Logo ao entrar no lounge, existe um buffet de comida com uma variada seleção de refeições frias e quentes, bem como sobremesas e bebidas (refrigerantes/cervejas/sumos e cafeteira). Como era hora do pequeno-almoço, a seleção fria consistia essencialmente em wraps, queijo (muitas opções), cortes de carne fumada, pão, frutas, iogurte e cereais. A comida quente incluia salsichas, bacon, ovos, tomates assados ​​e algumas opções orientais como arroz frito ou noodles. Disponível estava também uma grande variedade de doces como mousses, bolos e tortas. Escusado será dizer que tomei um bom pequeno-almoço. Para além desta zona, existe ainda um bar disponível. A sala de estar é bastante confortável, com muitos assentos e mesas com vista para as portas (e um pouco da pista). Os “pods” são particularmente interessantes, inspirados no design dos lugares de classe executiva de aeronaves. Em resumo, este lounge é uma excelente opção, seja para comer, trabalhar ou relaxar. Após cerca de uma hora, estava na altura de ir para a porta de embarque!

Embarque:
Quando cheguei à porta B46, por volta das 8:45, achei que houvesse algum erro, uma vez que apenas cerca de 80/90 pessoas na área de espera após o anúncio do embarque. Aparentemente o voo estava apenas bastante vazio. Assim, o embarque foi realizado de maneira eficiente e muito rápida, com os passageiros da Business Class/Star Gold a embarcarem em primeiro lugar na fila premium, e os passageiros de classe econômica a embarcarem logo de seguida.

Voo SQ305 da Singapore Airlines:
O Boeing 777-300ER encontrava-se dividido em quatro classes, estando impecavelmente bem conservado. Primeira Classe (1-2-1), Classe Executiva (1-2-1), Premium Economy (2-4-2) e Classe Económica (geralmente 3-3-3 com linhas antes das duas áreas de WC com uma configuração de 2 -3-2). Eu e a minha companheira de viagem escolhemos os lugares 48 A e C, localizados numa fila com a configuração 2-4-2, o que é bom para um pouco de privacidade extra.

Depois do embarque concluído, notamos que a classe económica tinha uma ocupação de apenas 30% da capacidade total, com um grande número de assentos disponíveis. Uma boa surpresa considerando as 13 horas de voo. Assim aproveitamos e mudamos para uma fila de 3 assentos, com muito espaço extra. Os assentos foram os mais confortáveis ​​alguma vez experimentei. Espaço amplo para as pernas,  incluindo apoio para os pés, excelente ângulo de inclinação e ainda apoio de cabeça muito confortável.

A bolsa frontal tinha muito espaço e ainda uma subdivisão para guardar o passaporte, telemóvel ou carteira. Uma boa almofada e um cobertor confortável foram disponibilizados a todos os passageiros.


Toalhas quentes foram distribuídas a todos os passageiros antes da partida. O vôo SQ305 descolou do aeroporto de Londres Heathrow por volta das 9:45, 20 minutos depois da hora prevista. Após a decolagem, os passageiros da classe econômica receberam um pequeno pacote de amenities e um menu com todas as opções de refeições, bebidas e snacks, que seriam oferecidos durante o voo. Um toque bastante agradável.


Tendo em vista o horário de partida, a duração do voo e a hora de chegada chegada, a Singapore Airlines oferece um brunch e pequeno-almoço. Durante a duração do voo, os passageiros podem solicitar uma variedade de snacks a qualquer momento. O brunch foi servido cerca de uma hora após a descolagem. Nós escolhemos o prato de frango e estava muito bom (apesar de bastante picante). A acompanhar vinha pequeno pão, água, manteiga, bolachas, queijo e fruta. Para sobremesa todos os passageiros receberam um saboroso gelado de chocolate.


Cada lugar estava equipado com um ecrã de umas generosas 11 polegadas e duas portas USB. O sistema de entretenimento KrisWorld tinha um bom layout, sendo rápido e fácil de navegar. A variedade de programas de TV, filmes, jogos e música era muito boa, contando com lançamentos muito recentes. Depois de explorar o sistema de entretenimento, decidi ver um filme e tentar dormir um pouco, para iniciar o ajuste ao fuso horário da Nova Zelândia (após o LHR-SIN, continuávamos SIN-AKL com a Air New Zealand). Como o avião estava quase vazio, consegui três lugares para mim, o que resultou nas melhores horas sono a bordo de um avião até à data.


O pequeno-almoço foi servido cerca de 1 hora e 30 minutos antes da aterragem. Escolhi os ovos com salsichas e batatas. O pequeno almoço incluía ainda uma salada de frutas, iogurte de frutas, pão, manteiga e compota e café, chá ou outras bebidas.


O serviço da tripulação de cabine durante todo o voo foi excelente. Sempre acolhedor, atencioso, profissional e informativo. O Singapore Airlines Boeing 777-300ER aterrou no Aeroporto Internacional de Singapura por volta das 05:10, 20 minutos antes do horário previsto.

Conclusão:
A Singapore Airlines foi a segunda companhia aérea 5 * que experimentei (a primeira foi a Etihad, que entretanto foi “despromovida”) e, exceto a comida (o biryani de cordeiro desta última foi a melhor comida que já provei num avião), a primeira foi superior em todos os aspectos, e de longe a com um tratamento mais premium, sendo mesmo o voo mais confortável que já fiz em classe Económica. O mesmo pode ser dito ao comparar com a Air New Zealand ou Air Tahiti Nui – companhias aéreas geralmente com boa reputação e que tive a oportunidade de voar no mesmo período que a Singapore Airlines.

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