Experiência a bordo: Roma – Santiago do Chile com a KLM / GOL (Boeing 737-800; Boeing 777-300ER)!

  • 25.11.2019 23:41
  • João

Na nossa viagem ao Chile e Argentina, no início deste ano, voámos com a KLM e a sua parceira GOL, de Roma, até Santiago, Chile, com escalas em Amsterdão, Países Baixos e São Paulo, Brasil. Continua a ler para veres como foi a nossa experiência com a companhia aérea de bandeira dos Países Baixos!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Roma – Amsterdão (Hora prevista de partida: 06: 10; Hora prevista de chegada: 08:50; Duração prevista do voo: 02:40; Modelo: Boeing 737-800)

Check-in e embarque em Roma:
Embora o bilhete permitia apenas bagagem de mão, recebi uma mensagem da KLM, cerca de 4/5 horas antes do voo para despachar a mala para evitar o caos habitual no embarque. Com isto em mente, cheguei ao balcão de check-in da KLM por volta das 05:00. Havia duas linhas diferentes (uma para o check-in e outra apenas para a entrega da bagagem) e cinco balcões disponíveis. Como eu já tinha feito o check-in online, fui direcionado pela equipa para a linha de entrega de malas. Embora as duas filas fossem bastante longas, tudo foi organizado e rápido e a entrega foi concluída em 15 minutos. Como era bem cedo, não havia filas para a verificação de segurança, por isso demorei apenas cerca de 3 minutos para chegar à zona de embarque.

Embarque:
O embarque começou por volta das 17h30 na porta B10 e foi organizado por filas. Os passageiros prioritários embarcaram primeiro, seguidos pelos passageiros das linhas 19 a 36 e, finalmente, de 1-18. Rápido e eficiente, sem qualquer problema.

Voo KL1596:
O Boeing 737-800 estava dividido em duas classes (ou três, se considerarmos o Economy Comfort uma classe). Os assentos eram confortáveis ​​(e muito azuis) e tinham espaço para as pernas decente. Não havia entretenimento a bordo disponível. O B737 da KLM descolou de Amsterdão às 6:12, 2 minutos após a a hora prevista. Após cerca de 40 minutos no ar, o serviço de pequeno almoço começou. Consistia numa sandes de frango e maionese, muito boa por sinal, e uma bebida. A equipa foi amigável e profissional. O vôo KL1596 aterrou em AMS às 08:24, 26 minutos antes da hora prevista.

Amsterdão – São Paulo (Hora prevista de partida: 09: 55; Hora prevista de chegada: 18:00; Duração prevista do voo: 12:05; Modelo: Boeing 777-300ER)

Embarque em Amsterdão:
Após a aterragem, passamos pelo controlo do passaporte e seguimos diretamente para o porta F4. Embora Schipol seja um aeroporto grande, é um aeroporto que opera com bastante eficiência e chegamos à porta muito rapidamente. O embarque começou 1 minuto depois disso. Havia duas filas disponíveis para o embarque: uma para a classe económica (linhas de 10 a 63) e a outra por passageiros prioritários (1-6). A linha de para os passageiros da classe económica era bastante grande. No entanto, o embarque foi muito organizado e surpreendentemente rápido.

Voo KL0791:
O Boeing 777-300 estava dividido em duas classes (ou mais três, se considerarmos o Economy Comfort uma classe). Classe executiva com configuração 2-2-2 e económica com 3-4-3. O avião parecia muito bem conservado e recente (foi entregue à KLM a 27 de fevereiro de 2017).

Eu e a minha companheira de voo escolhemos os assentos 63k e 63J. Por estar localizado na parte de trás do avião, não havia terceiro lugar na fila, o que garante um pouco mais de privacidade. As cadeiras eram confortáveis e o espaço para as pernas era mais do que suficiente para um português de estatura média, como eu. No entanto, considerando que a KLM é a transportadora de bandeira do país com os homens e mulheres mais altos / altas do planeta, talvez um pouco mais de espaço não tivesse sido má ideia.

Como escolhemos assentos na última fila, o espaço para reclinar era limitado, mas como o voo era durante o dia, acabou por não ser tão inconveniente. Uma almofada e um cobertor confortável foram distribuídos para todos os passageiros.

Assento, Cadeira, KLM, Interior

Cada assento estava equipado com um monitor de 9 polegadas e uma entrada USB para carregar dispositivos eletrónicos. O sistema de entretenimento tinha um bom layout e era rápido e fácil de navegar. A disponibilidade de programas de TV, filmes, jogos e música era boa, com lançamentos mais recentes.

O B777 -300 da KLM descolou de Amsterdão às 10:04, 9 minutos após a hora prevista. Depois de atingir a altitude de cruzeiro, a tripulação ofereceu a todos os passageiros uma garrafa de água e uma toalha refrescante.

Aproximadamente uma hora depois, o almoço foi servido. Os passageiros puderam escolher entre dois pratos principais:

– Almôndegas de carne com puré de batatas e cebola roxa

– Penne vegetariano com molho de tomate seco e queijo ralado

Eu escolhi as almôndegas de carne e a minha companheira de viagem escolheu o penne. Além do prato principal, também foram oferecidos aos passageiros uma água, uma bebida, uma salada com queijo e nozes, pão, biscoitos, queijo, manteiga e bolo de cenoura como sobremesa. Ficámos ambos impressionados com a qualidade da comida, especialmente os pratos principais e a salada.

Após a refeição foi oferecido chá / café ou qualquer outra bebida. Também vale a pena notar que snacks e bebidas estavam disponíveis durantetodo  o voo. Cerca de 4 horas após o almoço, a tripulação ofereceu a cada passageiro um gelado, uma sanduíche de frango com maionese e uma bebida.

Finalmente, cerca de 1 hora antes da aterragem, houve tempo para uma refeição leve, consistindo numa mini-pizza, uma salada, uma sobremesa, água e uma bebida. Mais uma vez, ficamos muito satisfeitos com a qualidade da comida.

O serviço da tripulação durante todo o voo foi muito bom. Sempre acolhedor, atencioso e profissional. O voo KL0791 aterrou em GRU às 17:47, 13 minutos antes da hora prevista

São Paulo – Santiago (Hora prevista de partida: 21:30; Hora prevista de chegada: 02:10 + 1; Duração prevista do voo: 04:40; Modelo: Boeing 737-800)

Embarque em São Paulo:
Embora seja uma companhia aérea diferente, a GOL é o principal parceiro da maioria dos associados SkyTeam nas ligações do Brasil a outros destinos na América do Sul. Assim, não foi necessário fazer levantamento da bagagem ou fazer um check-in separado. A KLM aterrou no moderno Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Para fazer a ligação, foi necessário caminhar uns bons 10 a 12 minutos até chegar ao portão 240, no Terminal 2. Este último é mais antigo e tem menos opções, quer em termos de lugares sentados, como de lojas / comida.

Havia quatro filas disponíveis para embarque: uma para passageiros de classe económica com bagagem de mão, outra para passageiros de classe económica sem bagagem de mão, uma fila para passageiros prioritários e uma reservada para pessoas com deficiência, idosos e mulheres grávidas ou famílias com crianças pequenas. Os dois últimos foram os primeiros a embarcar. Depois disso, os passageiros sem bagagem de mão foram convidados a embarcar e, finalmente, aqueles com bagagem de mão. Achei uma forma eficaz de reduzir o tempo de embarque visto que, quando as pessoas que precisavam de guardar as malas no compartimento de bagagem entraram no avião, a maioria dos outros passageiros já estava sentada, tornando o corredor menos caótico. Como todos os voos desta viagem, o embarque foi concluído com rapidez e eficiência, sem qualquer constrangimento.

Voo G37662:
O Boeing 737-800 estava dividido em duas classes. Economy Premium com a mesma configuração que Economy (3-3), mas com o assento do meio vazio. O avião estava muito bem conservado e parecia recente. Eu e a minha companheira de voo escolhemos os assentos 19A e 19B. Os assentos eram confortáveis, com um espaço para as pernas aceitável para um voo de 4-5 h. Como na KLM, uma almofada e um cobertor foram oferecidos a todos os passageiros. Uma porta USB para carregamento de dispositivos móveis estava também disponível. Embora os bancos não tivessem o típico ecrã de entretenimento, a GOL providencia uma rede Wi-Fi para que pudesse fazer o download da sua aplicação, que permite aos passageiros ligarem-se a sistema a partir do seu smartphone / tablet. O sistema era fácil de navegar e tinha uma boa variedade de filmes e programas de TV, incluindo lançamentos recentes.

O B737 -800 da GOL descolou de São Paulo às 21:39, 9 minutos após a hora prevista. Aproximadamente 1: 30h depois da descolagem, o serviço de jantar começou. Foi oferecida uma lasanha de queijo como prato principal, juntamente com pão, manteiga, uma bebida e uma sobremesa. Infelizmente, a lasanha era muito gordurosa e não estava muito boa. A sobremesa (um pudim) era ok.

O serviço de bordo foi mediano. O voo G37762 aterrou em SCL às 01:33, 37 minutos antes da hora prevista.

Conclusão:
Eu tinha altas expectativas em relação à KLM e posso dizer que, especialmente no departamento de catering, com refeições de grande qualidade e a constante disponibilidade de snacks e bebidas, elas foram confirmadas ou até superadas. Embora o B-777 da KLM não seja tão confortável quanto o B777-300 da Singapore Airlines, a transportadora de bandeira holandesa oferece um produto moderno e sólido mas, na minha opinião, um pouco mais de espaço para as pernas poderia tornar os voos exponencialmente mais confortáveis. O staff de terra e a tripulação eram foram simpáticos e totalmente profissionais. Merece totalmente a classificação de 4 * dada pela Skytrax. Em relação à GOL, foi uma boa experiência em geral, com assentos confortáveis, excelente solução para o entretenimento a bordo, bom cobertor e almofada, processo de embarque muito eficiente e chegada antes da hora prevista. No entanto, a atitude da tripulação aérea e a as refeições têm espaço para melhorias.

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem