Após uma extensa análise de mais de 150.000 rotas aéreas, a Turbli, especialista na previsão de turbulência, revelou quais as ligações mais propensas ao fenómeno no passado ano de 2023. E há duas rotas europeias na lista!
De acordo com Ignacio Gallego Marcos, fundador do Turbli, o coeficiente utilizado categoriza a turbulência em quatro níveis: leve (0-20), moderada (20-40), forte (40-80) e extrema (80-100). A rota mais afectada no ano de 2023 foi a ligação de 1905 km entre Santiago do Chile e Santa Cruz, na Bolívia, que registou um coeficiente de turbulência de 17.568. Logo a seguir, estava a rota muito mais curta, de apenas 210 km, de Almaty (Cazaquistão) para (Bishkek) Quirguistão, com um coeficiente de 17.457. Já o terceiro posto foi para a rota doméstica Chinesa entre Lanzhou e Chengdu, com uma classificação de 16.75.
No entanto, o ranking contempla ainda duas rotas europeias, e ambas envolvem a famosa cidade de Milão. Desses dois exemplares, o voo de 214 km entre Milão e Genebra ficou em quinto lugar, com 16.398, enquanto a rota que liga o centro financeiro de Itália a Zurique (203 km) garantiu a décima posição com um coeficiente de 16.016.
De resto, e de acordo com o index, os países onde os voos são mais frequentemente afectados por turbulência incluem Butão (17.7), Lesoto (17), Nepal (16.5), Uruguai (15.4) e Suíça (15.3). Extraordinariamente, os Açores têm também nota de destaque enquanto região com um coeficiente bastante elevado – 15.8!
Colocando um maior foco na Europa, e para além das supramencionadas rotas de Milão, outras ligações especialmente sujeitas a turbulência incluem Genebra-Zurique (14.964), Marselha-Zurique (13.987) e Ljubljana-Zurique (13.878). Já os aeroportos com os maiores coeficientes a nível global podem ser encontrados em Santiago do Chile (17.137), Sendai (16.657), Wellington (16.318), Sapporo (16.306) e Osaka (16.12).
Mas então o que explica o facto de algumas regiões serem mais propensas à turbulência? A Turbli explica! Aparentemente, os altos níveis de turbulência em rotas que liguem o Chile à Bolívia ou entre Itália e Suíça devem-se a um fenómeno conhecido como “ondas de montanha”, que se caracteriza pelo aparecimento de vórtices turbulentos criados quando os ventos interagem com as cristas das montanhas. De resto, estes são acontecimentos bastante comuns nas zonas dos Andes e os Alpes, daí afectarem significativamente estas rotas específicas (e outras regiões de montanha).
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