Para os viajantes frequentes, há certos inconvenientes inevitáveis: atrasos, longas filas de segurança, snacks caros nos aeroportos e, claro, a temida turbulência. Apesar de ser um fenómeno comum, o desconforto que provoca deve-se muitas vezes à falta de compreensão sobre o que realmente acontece quando o avião começa a tremer no ar.
Pilotos e especialistas da aviação concordam que a turbulência é uma ocorrência normal, resultado direto das forças naturais que governam a atmosfera. No entanto, estudos recentes indicam que as alterações climáticas estão a intensificar certos tipos de turbulência, sobretudo a chamada turbulência de ar claro, que tende a surgir inesperadamente em céu limpo, muitas vezes a grandes altitudes.
Bill Duncan, diretor associado de meteorologia na The Weather Company, em declarações à Travel and Leisure, explica que a turbulência é essencialmente um “movimento instável na atmosfera, causado por frentes de ar em altitude, cisalhamento de ventos – especialmente junto às correntes de jato- tempestades ou o fluxo de ar sobre montanhas”. Ou seja, mesmo em dias calmos, sem trovoadas previstas, não há motivo de surpresa se o avião sentir algumas oscilações.
Turbulência de ar claro (Clear Air Turbulence – CAT): ocorre em regiões sem nuvens e é provocada por mudanças súbitas na direção e velocidade do vento.
Turbulência convectiva (Convectively Induced Turbulence – CIT): associada às tempestades e a correntes ascendentes e descendentes de ar quente.
Turbulência de ondas de montanha (Mountain Wave Turbulence): surge quando o ar é forçado a passar sobre formações montanhosas, gerando redemoinhos atmosféricos.
Segundo Duncan, a turbulência de ar claro é particularmente desafiante porque os pilotos raramente conseguem antecipá-la. O fenómeno ocorre em zonas de maior altitude e sem nuvens, escapando aos radares convencionais. Mesmo com avanços tecnológicos significativos, a previsão continua a ser um dos grandes desafios da meteorologia aeronáutica.
Investigadores como o professor Paul D. Williams, da Universidade de Reading, têm vindo a estudar o impacto do aquecimento global na atmosfera. Num estudo de 2019, Williams revelou que o cisalhamento de ventos nas correntes de jato – principal causa da turbulência de ar claro – aumentou cerca de 15% desde 1979. O aquecimento desigual entre camadas atmosféricas intensifica essas variações, tornando a turbulência mais frequente, sobretudo no hemisfério norte.
Outro estudo da mesma universidade, publicado em 2023, concluiu que a frequência de turbulência de ar claro aumentou 55% entre 1979 e 2020, um resultado consistente com os efeitos esperados das alterações climáticas.

Embora o fenómeno possa ser desconfortável, raramente representa perigo real. As aeronaves modernas são projetadas para suportar ventos fortes, granizo, descargas elétricas e variações de pressão muito superiores às sentidas num voo comercial. Além disso, pilotos e as companhias aéreas trabalham em coordenação com meteorologistas, utilizando modelos meteorológicos e dados atmosféricos em alta resolução para prever zonas de turbulência.
Durante o voo, o mais importante é seguir as instruções da tripulação e manter sempre o cinto de segurança apertado – mesmo quando o aviso luminoso estiver desligado. “Muitos passageiros ignoram esse sinal, mas a turbulência pode ser imprevisível e gerar movimentos súbitos de intensidade variável”, alerta Duncan.
Apesar das previsões de aumento na frequência e intensidade da turbulência, o transporte aéreo continua a ser o meio de transporte mais seguro do mundo. As estatísticas mostram que a probabilidade de um passageiro experienciar turbulência severa é mínima, sendo muito mais comum sentir turbulência leve (cerca de 3%) ou moderada (1%).
À medida que a indústria da aviação se adapta ao novo contexto climático, a combinação entre tecnologia, análise de dados e treino rigoroso de pilotos e tripulações continua a garantir voos seguros, mesmo quando o percurso se torna ligeiramente mais… agitado.
Mantém o cinto de segurança apertado durante todo o voo, mesmo que o sinal esteja apagado. É a melhor forma de evitar lesões causadas por movimentos inesperados.
Segue sempre as instruções dos comissários de bordo e presta atenção aos avisos dados durante o voo.
Guarda toda a bagagem e objetos soltos nos compartimentos superiores ou debaixo do banco à tua frente, para evitar que se transformem em projéteis.
Tem cuidado com líquidos quentes e evita manusear objetos cortantes durante o voo.
Lembra-te: a turbulência é um fenómeno normal; os aviões e as tripulações estão preparados para lidar com ela de forma segura.
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