Na sequência da implementação do novo sistema europeu de controlo de fronteiras, foram reportadas graves dificuldades operacionais no Aeroporto de Lisboa, com tempos de espera superiores a 90 minutos, quer à partida, quer à chegada. É recomendado a todos os passageiros com voos para fora do Espaço Schengen que cheguem com bastante antecedência ao aeroporto.
De acordo com a SIC Notícias e outros outlets noticiosos, os portadores de passaportes de países extracomunitários e todos os passageiros com voos oriundos ou com destino a nações que não façam parte do Espaço Schengen estão actualmente a experienciar filas gigantescas no Aeroporto de Lisboa. Esta entropia nas operações aeroportuárias foi aparentemente causada pela implementação do novo Entry/Exit System (EES), um sistema biométrico de controlo de fronteiras mandatado pela UE.
Com o EES, deixou de ser necessário carimbar o passaporte nas fronteiras da União Europeia, com toda a informação biométrica – como imagens faciais e impressões digitais – a ser recolhida e analisada electronicamente. Se em teoria isto iria agilizar e acelerar todo o processo de controlo de fronteiras, na prática os resultados têm sido desastrosos, com tempos de espera reportados de 90 minutos (quer à partida, quer à chegada), desde que o sistema entrou em funcionamento no início desta semana.

De resto, vários passageiros demonstraram o seu desagrado com a situação, relatando histórias de voos perdidos e/ou atrasados, desorganização e falta de staff de apoio. Em resposta, a ANA reconheceu as dificuldades operacionais mas colocou a responsabilidade nos problemas de funcionamento dos sistemas RAPID, que fazem o reconhecimento automático dos passageiros. No entanto, a entidade responsável pela gestão dos aeroportos em Portugal disponibilizou-se para ajudar no que fosse necessário, colaborando com as autoridades e distribuindo comida e água pelos passageiros afectados. De resto, os problemas foram também reconhecidos pela PSP.
Embora o problema se tenha particularmente intensificado na Terça-Feira, o dia em que se registaram maiores números de partidas de voos intercontinentais de passageiros e mercadorias, é esperado que a situação ainda possa demorar algum tempo a estabilizar. Assim sendo, e a todos os passageiros que tenham voos para fora da União Europeia agendados para os próximos dias, é altamente recomendado que cheguem ao Aeroporto de Lisboa com a maior antecedência possível, de forma a mitigar possíveis atrasos, filas e disrupções nas operações.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂