Como √© viajar com as novas regras? ūü§Ē Uma experi√™ncia pr√°tica

  • 10.12.2021 20:46
  • Jo√£o

Depois de dia 1 de Dezembro, as regras de entrada no pa√≠s foram endurecidas. Foi institu√≠da a exig√™ncia de teste antig√©nio ou PCR a todos os passageiros que viajassem para Portugal, independentemente de estarem vacinados ou n√£o – salvo raras exce√ß√Ķes como ser menor de 12 anos ou ter um certificado de recupera√ß√£o v√°lido. Mas como funciona todo o processo em termos pr√°ticos?

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Volt√°mos hoje de Crac√≥via. O que nos levou a optar por esta viagem last-minute n√£o foi propriamente termos um interesse espec√≠fico em ir nesta altura a esta em cidade em espec√≠fico, mas sim, de forma a “testar” as novas regras de entrada e deixar aqui um testemunho para que estejam mais preparados. Quanto a Crac√≥via, bem, podemos dizer que foi uma¬†escolha “no ponto”, e gost√°mos muito. Para mais sobre a nossa estadia de 4 noites na cidade, podes ver os destaques no nosso Instagram.

Mas vamos ao que interessa – o voo de retorno.

Preparação:

O primeiro a fazer, ainda na noite anterior, foi o preencher Passenger Locator Form (PLF). Lembrámo-nos que seria necessário ter o lugar no avião já atribuído para, por isso, fizemos também o check-in na Ryanair.

Depois de nos terem sido atribu√≠dos os lugares, termin√°mos o preenchimento do PLF. √Č um documento relativamente simples, e que demora uns 5 minutos a terminar, se tanto. V√£o precisar apenas do n√ļmero do voo, do pa√≠s de partida, do aeroporto e hor√°rio de chegada e das vossas informa√ß√Ķes pessoais.

Teste (Antigénio até 48h antes do embarque ou PCR 72h antes):

No dia a seguir, a prioridade estaria em fazermos o teste antigénio. Assim, fomos um pouco mais cedo para o Aeroporto de Cracóvia, pois tínhamos marcado e pago o teste online na iMed24. As duas empresas de testes (para além da iMed24, também está disponível a DNA) sItuam-se no parque P2 (ver localização aqui). Saindo do aeroporto, basta virarem à direita e vão ver logo um sinal gigante a referir testes Covid. 

Dirigimo-nos à janelinha para quem já tinha feito o registo online, demos os nossos documentos de identificação e, depois da confirmação dos dados, fomos encaminhados para outra porta no final do contentor. Aí seria necessário esperar até sermos chamados, o que não demorou mais de uns 3 minutos. Depois de termos efetuado o teste, tivemos de esperar pelos resultados em papel. Segundo o que nos disseram, não enviavam por e-mail.

NOTA: No caso de não vires de Cracóvia, o procedimento poderá ser, obviamente, diferente. Para teres uma noção do custo dos testes em 30 países da UE + Marrocos podes dar uma vista de olhos aqui.

No Aeroporto:

Depois de termos recebido o teste, dirigimo-nos novamente para o interior do Aeroporto, e passámos a segurança como normalmente. Já tínhamos o boarding pass virtual da Ryanair, por isso não necessitámos de ir ao balcão de check in. Também não nos foi exigida qualquer verificação de documentos para emissão do cartão de embarque. Há companhias que para emitirem o cartão de embarque exigem ao passageiro que vá ao balcão de check in para verificação dos documentos.

Embarque:

Ao chegarmos à porta, o embarque ainda não tinha começado. Quando se começaram a formar as filas quer para o embarque prioritário como o não prioritário, o staff iniciou a verificação dos documentos dos passageiros. Era necessário mostrar o teste covid e a identificação. Se a documentação estivesse correta, o staff entregava um pequeno papel que comprovava que estava tudo OK para o embarque. No momento em que era lido o bilhete, os passageiros devolviam esse mesmo papel e podiam prosseguir. 

Devido √† enorme confus√£o dos √ļltimos dias, pergunt√°mos √† simp√°tica senhora do handling se o Certificado Digital de recupera√ß√£o (n√£o confundir com o de vacina√ß√£o, que N√ÉO √Č aceite – √© preciso teste)¬†tamb√©m poderia ser utilizado em vez do teste. A resposta que nos foi dada foi que ‚ÄúSim, √© v√°lido‚ÄĚ. Gostar√≠amos que esta informa√ß√£o fosse t√£o clara em todos os aeroportos como √© em Crac√≥via, mas j√° tem existido alguma melhoria nesse aspeto.

Depois de apresentarmos o nossos bilhetes, entr√°mos no avi√£o sem problemas.

Chegada:

Controlo de testes / certificado de recuperação:

Na chegada ao Porto desembarcámos normalmente e seguimos para a recolha de bagagem. Nas escadas rolantes imediatamente antes dessa área, estavam organizadas 6 filas, cada um com um segurança, de forma a a controlar os passageiros. Foi pedido a todos os passageiros para apresentarem o teste, a identificação e para baixarem a máscara. 

Como fomos dos primeiros a desembarcar, o processo demorou menos de 20 segundos e dir√≠amos que mesmo quando se juntou o ‚Äúgrosso‚ÄĚ dos passageiros, 6 filas diferentes ser√£o suficientes para uma verifica√ß√£o de documentos bastante r√°pida. No entanto tal poder√° mudar caso cheguem v√°rios voos ao mesmo tempo.¬†

Mais uma vez volt√°mos a perguntar acerca da possibilidade de apresentar certificado Digital COVID com a modalidade de recupera√ß√£o para entrar no pa√≠s sem necessidade de teste e disseram-nos que ‚Äúse estiver com a validade (11-180 dias) em dia, sim, n√£o necessita de teste.‚ÄĚ.

Em suma, achámos que pelo menos no Aeroporto do Porto o processo estava bem organizado e os seguranças a fazer o controlo tinham o conhecimento mínimo das exigências do Estado Português para entrada em território nacional, tal como a isenção de teste que o certificado de recuperação permite.

Hotel

Com uma localização tranquila, perto do Fundão e do Parque Natural da Serra da Estrela, o Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa oferece aos seus hóspedes uma seleção de piscinas interiores e exteriores, um spa e quartos com ar condicionado, TV, internet grátis e casa de banho privativa.

Tal como o seu nome indica, o Parque Biol√≥gico de Vinhais est√° localizado a poucos quil√≥metros da vila transmontana e oferece variadas tipologias de bungalows para 2 (mini bungalow ou “pod”), 4, 6 e 8 pessoas.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Os pre√ßos indicados no artigo s√£o atuais no momento da publica√ß√£o do mesmo, podendo, posteriormente ser sujeitos a varia√ß√£o. Para garantir que n√£o perdes a oportunidade, acede √† oferta, atrav√©s do nosso parceiro, o mais r√°pido poss√≠vel! Para receber as melhores ofertas em tempo real, cria uma conta e ativa as notifica√ß√Ķes instant√Ęneas ou adiciona o nosso canal no Telegram.

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem