Os passageiros frequentes sabem que existem alguns truques que podem tornar as viagens consideravelmente mais baratas. Alguns compram os bilhetes com antecedência, alguns decidem poupar o máximo no alojamento, outros viajam sem bagagem. No entanto, nenhuma destas opções se compara à poupança que pode resultar da compra de um bilhete com origem numa tarifa erro.
Por exemplo, há dois anos, a Cathay Pacific vendeu bilhetes de primeira classe para voos do Vietname para os Estados Unidos (via Hong Kong) por cerca de €552. O preço regular seria cerca de 10 ou 15 vezes superior.
Por aqui no De Férias, somos “clientes frequentes” deste tipo de tarifas, que algumas vezes têm mesmo ditado o destino a visitar, por exemplo:
Amesterdão – Lima (Peru) – Amesterdão em 2017: €190 ida e volta, Classe Económica (Preço médio: €450)
Porto – São Paulo – Porto em 2016: €220 ida e volta, Classe Económica (Preço médio: €500)
Madrid – Nova Iorque – Madrid em 2019: €438 ida e volta, Classe Executiva (Preço médio: €1500)
Como o nome indica, essas são tarifas que geralmente são introduzidas no sistema com um erro. De acordo com o Simple Flying, isto pode acontecer como resultado de:
É de salientar que às vezes, o que parece uma tarifa erro pode, na verdade, ser uma excelente promoção de uma companhia aérea.
Como já demonstramos acima, é normalmente nas tarifas “premium” que existe uma maior diferença de preços. É mais difícil errar nos bilhetes da classe económica, porque, por exemplo, é impossível introduzir o preço da classe inferior (visto que não existe).
As tarifas erro são extremamente raras e, por consequência, difíceis de encontrar. Para além disso, estão disponíveis por um período bastante curto de tempo – um dia, algumas horas ou até menos. As companhias aéreas reagem rapidamente a um erro e/ou os passageiros compram muito rapidamente essas ofertas.
Uma das formas mais fáceis, mas também menos eficazes de monitorizar este tipo de tarifas é definir notificações de alterações de preços no Skyscanner ou Google Flights . Esta é uma boa maneira de seguir rotas específicas. No entanto, estas notificações estão geralmente vinculadas a datas e destinos específicos e, infelizmente, é impossível adivinhar onde, quando e de onde a tarifa erro estará disponível.
A melhor opção, bem…é recorrer a nós :), cujo trabalho é exatamente “farejar” este tipo de tarifas, e publicar as mesmas o mais rápido possível. Nesse caso, a subscrição do nosso canal de Telegram, para notificações diretamente no telemóvel e/ou da newsletter, de forma a ser notificad@ logo que a oferta seja publicada.
Para além da nossa página, aconselhamos ainda dois recursos complementares, que utilizamos bastante.
Esta é uma boa pergunta. Não há garantia de que a companhia aérea não cancelará o bilhete. Se a tarifa for um erro real da transportadora ou da Agência de Viagens Online (OTA), que a vende, a companhia aérea pode cancelar os bilhetes reservados após detectar o erro. Este cancelamento geralmente ocorre entre 24 horas ou no máximo alguns dias após a reserva. Embora sejam raros os cancelamentos depois deste período, eles acontecem. Assim, é preferível não planear a viagem e não reservar hotéis ou carros sem a possibilidade de cancelamento grátis até que o site da companhia aérea envie o e-ticket com o número de reserva (número PNR) e carregue o bilhete com a tarifa erro.
De forma mais simples, tenta não fazer planos pelo maior tempo possível e quando o fizeres, escolhe sempre opções com cancelamento grátis.
É necessário sublinhar que os cancelamentos deste tipo de tarifas são relativamente raros. A maioria das vezes, as companhias optam por honrar estas tarifas, devido ao risco de ganhar uma má reputação na imprensa e de ter clientes insatisfeitos. De acordo com o Scott’s Cheap Flights, apenas cerca de 10% das tarifas erro são canceladas pelas companhias aéreas. Pelo menos esse era o caso antes da pandemia do coronavírus. As companhias aéreas agora operam em condições diferentes, portanto, podem agir de maneira diferente.
Recentemente, surgiu uma nova tecnologia que ajuda as operadoras a evitar tarifas incorretas. Em 2019, a ATPCO (Airline Tariff Publishing Company), que distribui 90% das passagens aéreas, introduziu novos recursos que permitiram às companhias aéreas cancelar tarifas erradas com muito maior rapidez. Anteriormente, os preços eram atualizados apenas quatro vezes por dia. Agora as companhias aéreas podem cancelar erros mais rapidamente.
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