A Islândia está à tua espera! Preparámos um roteiro para que uma roadtrip através da famosa “Ring Road” no país do fogo e do gelo se torne numa viagem inesquecível!
Como todos os voos internacionais aterram no aeroporto de Keflavik, a tua viagem começará e acabará na capital da Islândia – Reiquiavique. A cidade mais a norte, em todo o mundo tem uma história interessante e uma grande vertente cultural e literária. Embora a natureza seja o maior deleite (a primeira coisa que vem à cabeça) de todos os visitantes quando pensam na Islândia, a sua capital merece pelo menos uma visita de um dia. Os seus monumentos mais importantes são a Harpa, uma sala de concertos futurista, a Igreja de Hadlgrimskirkya, o monumento Sun Voyager, e a cátedra gótica de Landakotskirkya.
No dia seguinte começa a verdadeira aventura. O Parque Nacional de Thingvellir é o local perfeito para tal. Conhecido principalmente bela sua beleza natural, este parque tem também uma vertente histórica extremamente interessante. Quando os Vikings chegaram ao país, no século X, foi aqui que estabeleçam o seu parlamento – o anfiteatro natural e a Parede Rochosa de Logberg eram ideais para os discursos públicos.
Não muito longe do parque, existem duas outras atrações que não podes perder. O Geyser, que tal como o nome indica, é um géiser localizado na área geotermal de Haukadalur, e a imponente Gulfoss. Juntamente com o Parque Nacional de Thingvellir, estes dois monumentos naturais fazem parte das principais paragens do Círculo Dourado.
A próxima paragem será o Glaciar Laungeekudl. Aqui poderás visitar uma caverna de gelo única e, de seguida, percorrer a aldeia piscatória de Borgarnes, nas margens do Fiorde Borgar. De acordo com as lendas locais, foi aqui que nasceu o protagonista do épico islandês a Saga de Egil, Egil Skallagrimsson. Visita o museu local dedicado a esta história e descobre um pouco mais sobre a identidade do país.
Poderás seguir até à Península de Snæfellsnes, a “península da montanha com neve”, rica em tesouros naturais. Esta “montanha com neve” é o Vulcão Snæfellsjökull, tornado famoso pelo escritor Júlio Verne, como porta de entrada para as entranhas do planeta, na Viagem ao Centro da Terra. Nesta península podes observar as focas em Ytri Tunga e encontrar os pitorescos penhascos perto de Arnarstapi, o desfiladeiro de Audfeldsgja, Hellnar, o fotogénico farol de Öndverðarnes, perto de Skarðsvík e a nascente de Olkeld,
Na península de Snæfellsnes, Stikkisshoulmur é uma paragem perfeita para jantar e terminar o dia. No dia seguinte apanha o ferry para a Península de Westfirdir. Aqui poderás encontrar a praia vermelha de Raudasandur, Latrabjarg, o segundo local mais ocidental da Europa, apenas suplantado pelos Açores, a pitoresca cidade de Breidavik, e as majestosas cataratas de Dynjandi. A principal cidade da península é Ísafjörður. A partir daqui podes apanhar um cruzeiro pelos fiordes ou visitar a ilha de Vigur.
Deixa Ísafjörður e conduz até à Reserva Natural de Hornstrandir, localizada numa península deserta, e daí até à vila de Holmavik, onde encontrarás o Museu de Magia e Feitiçaria da Islândia. A próxima região a visitar é a Península de Tröllaskagi, ou Península do Troll, onde avistarás as piscinas termais de Hofsos, com vista para o fiorde e a vila de Siglufjörður.
A 40km da costa da Islândia está a ilha de Grimsey, já no Círculo Polar Ártico. Esta pequena ilha é um dos melhores locais para observar um dos símbolos do país – o papagaio do mar.
O lago Myvatn é a próxima paragem da lista. Vais poder contemplar a cratera do vulcão que lhe deu origem, campos de lava e géiseres. No inverno é um dos melhores locais, na Islândia, para observação de auroras boreais.
A cascata de Dettifoss, no Parque Nacional de Vatnajökull, é a mais poderosa de toda a Europa. A Selfoss e a Hafragilsfoss, embora não tão impressionantes, são, também, de visita obrigatória.
Husavik é uma antiga cidade e centro industrial do país. Aqui podes visitar o Museu das Baleias e embarcar num tour de observação destes fantásticos animais.
Perto de Husavik, podes encontrar o Desfiladeiro de Ásbyrgi. Com uma extensão de 3.5km e uma largura de 1.1 km, este desfiladeiro é considerado uma das mais belas e pitorescas atrações em todo o país.
De seguida ruma até ao Cabo Langanes, um local popular para os amantes de ornitologia, devido à grande variedade de aves que nidificam na área. Para os amantes de trekking, é obrigatório visitar Borgarfjörður eystri, um dos melhores locais para a atividade em toda a Islândia.
Seyðisfjörður é uma pequena vila piscatória que serve de paragem para cruzeiros. Cercada por fiordes, é conhecida também pelas inúmeras quedas de água, 25 no total. De seguida segue caminho para Hofn, onde poderás encontrar o Glaciar de Vatnajökull (um dos maiores em toda a Europa), Lagoa Glaciar de Jökulsárlón e a Diamond Beach.
No Parque Nacional de Skaftafell poderás caminhar sobre os glaciares, visitar a Swartifoss, uma queda de água entre espetaculares formações basílicas ou explorar uma caverna de gelo de um azul incrível.
A próxima paragem no teu itinerário é Kirkjubæjarklaustur. Esta pequena vila está localizada perto das ruínas de um convento do Século XII e das plataformas basílicas de Kirkjugolf. Segue caminho e encontrarás Vik e a sua famosa praia de areia negra, considerada uma das mais belas do planeta.
Segundo as lendas locais, um Viking chamado Tracey Touroulfsson escondeu o seu ouro debaixo da queda de água de Skogafoss, e é por isso que, em dias solarengos, é possível observar um espetacular arco-íris. Conduz pouco mais de 20 minutos e vais encontrar a Seljalandsfoss, talvez a mais famosa queda de água na Islândia, possivelmente por ser das poucas em todo o mundo em que é possível caminhar por trás da cortina de água.
Finalmente, completa a tua viagem relaxando na famosa Lagoa Azul.
Roteiro:
Reiquiavique – Parque Nacional de Thingvellir – Geyser – Gulfoss – Glaciar Laungeekudl – Borgarnes – Península de Snæfellsnes – Península de Westfirdir – Península de Tröllaskag – Akureyri – Grimsey – lago Myvatn – Dettifoss – Selfoss – Hafragilsfoss – Husavik – Desfiladeiro de Ásbyrgi – Cabo Langanes – Seyðisfjörður – Hofn – Glaciar de Vatnajökull – Lagoa Glaciar de Jökulsárlón – Diamond Beach Parque Nacional de Skaftafell – Kirkjubæjarklaustur – Vik – Skogafoss – Seljalandsfoss – Lagoa Azul – Reiquiavique
Em Reiquejavique aconselhamos a estadia no Hotel Viking
Em Isafjordur aconselhamos a estadia no Mánagisting Guesthouse
Em Akureyri aconselhamos a estadia no Saeluhus Hotel Apartments & Houses
Em Hofn aconselhamos a estadia no Hotel Edda Hofn
Em Vik aconselhamos a estadia no The Barn