Turistas detidos após vandalizarem o histórico Corredor Vasariano de Florença ⚠️🎨

  • 31.08.2023 16:35
  • Bruno A.

Em mais um incidente de vandalismo cultural, dois turistas picharam o Corredor Vasariano de Florença, que já conta com mais de 460 anos. Esta ocorrência surge numa altura em que vários episódios de vandalismo têm sido notícia por toda a Itália, com um número cada vez maior de tesouros arquitectónicos do país a sofrer às mãos de visitantes irresponsáveis.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Ligando as icónicas Galerias Uffizi aos Jardins Boboli através do Rio Arno, o Corredor Vasariano foi vandalizado com grafitis relacionados com um clube de futebol sediado em Munique (e não, não é o clube que está a pensar). De acordo com a CNN, os autores foram identificados como sendo dois turistas alemães, parte de um grupo maior de 11 estudantes alojados num Airbnb no centro da cidade.

As autoridades da divisão de Florença dos Carabinieri, a polícia militar italiana, conseguiram localizar os dois indivíduos envolvidos, com 20 e 21 anos, que alegadamente utilizaram tinta em spray para vandalizar o local histórico. Depois de identificados, uma busca no Airbnb onde estavam hospedados revelou evidências cruciais, incluindo duas latas de tinta em spray preta e roupas manchadas. No seguimento, as autoridades estão agora a cruzar as impressões digitais encontradas nas latas de tinta com as dos 11 estudantes que foram interrogados durante o decorrer da investigação. Quanto às reparações do marco histórico, terão um custo estimado de 10.000€, sendo que os trabalhos de restauro serão efectuados sob a vigilância apertada de guardas armados, 24 horas por dia.

Originalmente construído em 1565 pelo conhecido arquitecto Renascentista, Giorgio Vasari, o Corredor Vasariano tem um quilómetro de extensão e servia de passagem secreta para Cosimo I de’Medici, o líder da dinastia Medici da altura. Este caminho secreto permitia uma deslocação rápida e discreta entre as residências familiares e os museus Uffizi, que eram então o centro de governação. O monumento já tinha sido encerrado ao público em 2016 para renovação, reabrindo cerca de 3 anos depois.

Este acto de vandalismo junta-se a uma série de incidentes recentes envolvendo turistas em Itália. Desde pichar o Coliseu de Roma até nadar em lagoas protegidas em Veneza, estes casos de comportamento irresponsável têm-se lamentavelmente tornado cada vez mais comuns. Em resposta a este incidente, o director da Uffizi, Eike Schmidt, apelou a uma acção legal rigorosa contra este tipo de transgressões, defendendo até o cumprimento de penas de prisão em vez da aplicação de multas simbólicas, enquanto o Ministro da Cultura de Itália, Gennaro Sangiuliano, elogiou a rápida identificação dos culpados e sublinhou a necessidade de responsabilizar os indivíduos por acções que danifiquem o vasto e valiosíssimo património do país.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem