Feriados em Portugal em 2024 – Calendário para aproveitar as pontes, fins de semana prolongado e férias 📅

  • 09.11.2023 20:55
  • Bruno A.

Pronto para começar a planear as férias deste ano? Então vem connosco e descobre como tirar o melhor partido dos feriados de 2024 para maximizares o teu tempo de descanso!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

E pronto, eis que chegamos novamente “àquela altura do ano”! Calma, não estamos (ainda) a falar da quadra natalícia, mas sim do período em que convém começar a abrir a pestana e a olhar para as férias do próximo ano. Afinal, os tradicionais 22 dias anuais raramente são suficientes, pelo que aproveitar os feriados, pontes e fins-de-semana prolongados pode ser uma verdadeira jogada de mestre para poderes maximizar os teus dias fora do escritório!

Para além disso, planear com antecedência – pelo menos na maioria das vezes – tende a permitir uma experiência bem mais completa e agradável, para além de mais amiga carteira. Pronto para o desafio? Então fica desse lado e descobre como aproveitar os feriados de 2024 em Portugal!

Feriados de 2024

Bom, antes de começarmos com o planeamento e recomendações, nada melhor que um apanhado com todos os feriados programados para o ano de 2024 em Portugal:

  • Ano Novo 2024 – 01 Janeiro – 2ª Feira
  • Sexta-Feira Santa 2024 – 29 Março – 6ª Feira
  • Páscoa 2024 – 31 de Março – Domingo
  • Dia da Liberdade 2024 – 25 de Abril – 5ª Feira
  • Dia do Trabalhador 2024 – 01 de Maio – 4ª Feira
  • Corpo de Deus 2024 – 30 de Maio – 5ª Feira
  • Dia de Portugal 2024 – 10 de Junho – 2ª Feira
  • Assunção de Nossa Senhora 2024 – 15 de Agosto – 5ª Feira
  • Implantação da República 2024 – 05 de Outubro – Sábado
  • Dia de Todos os Santos 2024 – 01 de Novembro – 6ª Feira
  • Restauração da Independência 2024 – 01 de Dezembro – Domingo
  • Dia da Imaculada Conceição 2024 – 08 de Dezembro – Domingo
  • Natal – 25 de Dezembro 2024 – 4ª Feira

A estes, há ainda que somar os feriados municipais. Embora estas opções variem de acordo com a localidade e região do país, por uma questão de aglomeração e simplificação, ficar-nos-emos pelas datas mais populares:

  • Santo António 2024 – 13 de Junho – 5ª Feira
  • São João 2024 – 24 de Junho – 2ª Feira
  • São Pedro 2024 – 29 de Junho – Sábado

Por fim, resta apenas mencionar o Feriado de Carnaval (13 de Fevereiro – 3ª Feira), que, não sendo obrigatório, é ainda assim gozado por uma porção significativa dos trabalhadores portugueses.

Férias, Pontes e Fins-de-Semana Prolongados em 2024 – Resumo de cada mês

Janeiro 2024:

Olhando para o calendário de feriados de 2024, salta desde logo à vista a possibilidade de desfrutar de quatros fins-de-semana prolongados, começando desde logo com o feriado de Ano Novo, agendado para uma 2ª feira, e que oferece a possibilidade perfeita de começar o ano num outro país. Infelizmente, com as férias escolares e as celebrações do Réveillon, os preços de voos e alojamentos costumam ser extremamente caros nessa altura.

Fevereiro 2024

Fins de semana prolongados à parte, é igualmente importante dar uma vista de olhos nas várias possibilidades de “fazer ponte” proporcionadas pelo calendário de 2024. Afinal, não são muitas as ocasiões que te permitem passar 4 dias no bem-bom utilizando apenas 1 único dia de férias. No caso de Fevereiro, e se tiveres a felicidade de te ser atribuído o feriado de Carnaval 2024 (3ª Feira), podes sempre aproveitar e fazer uma escapadinha pela Europa (Praga + Budapeste / Viena, por exemplo) para celebrar a época ou fazer render as férias e voar para o México, Tailândia, Sri Lanka, Austrália ou Nova Zelândia.

Março 2024

O mês de Março traz os tradicionais feriados da quadra, com a Sexta-Feira Santa 2024 e o Dia de Páscoa 2024 e oferecerem a possibilidade de estender o fim-de-semana. Infelizmente, e à semelhança do feriado de Ano Novo, esta é uma época extremamente popular entre turistas, levando a que os preços sejam substancialmente superiores aos da média do ano. É também uma excelente altura para visitar países como as Maurícias ou Maldivas.

Abril/Maio 2024

Dada a proximidade entre o Dia Da Liberdade (25 de Abril 2024 – 5ª Feira) e o Dia do Trabalhador (01 de Maio 2024 – 4ª Feira), faz sentido juntar os dois meses neste balanço anual.

Afinal, se olharmos para o período compreendido entre 25 de Abril e 05 de Maio (Domingo), com o feriado de 01 de Maio pelo meio, bem como dois fins-de-semanas completos, neste período é possível tirar 11 dias de descanso, gastando apenas 5 dias de férias (menos de metade do tempo).

Para além disso, tratando-se da chamada “shoulder-season”, esta é uma excelente altura para viajar pela Europa, antes das grandes vagas de calor e do inevitável aumento de preços. Já para apetites um pouco mais exóticos, os meses de Abril/Maio são uma oportunidade fantástica para visitar destinos como os Estados Unidos, Cabo Verde, Vietname, Japão ou Jordânia.

Não esquecer ainda o feriado de 30 de Maio (Corpo de Deus 2024), que permite fazer ponte com o 31, 1 e 2 de Junho, para um fim de semana prolongado.

Junho 2024

Outra alternativa igualmente viável para o planeamento de férias mais prolongadas, aproveitando o maior número possível de feriados, é a tradicional época dos Santos Populares, com os feriados de 10 de Junho e de Santo António/São João.

No caso do Santo António, é possível desfrutar do período de 08 a 16 de Junho (9 dias) tirando apenas 3 dias de férias, ou, para algo mais substancial, do período de 8 a 23 de Junho (16 dias) com 8 dias.

Já para os leitores que tirem o São João em 2024, há a hipótese de conseguir desfrutar de 17 dias consecutivos de descanso (8 a 24 de Junho) com “apenas” 9 dias de férias.

De resto, com as temperaturas a aquecerem, Junho é um mês onde já é possível desfrutar da praia em alguns destinos europeus, como Malta, Chipre, Sardenha ou a Costa Amalfitana.

Julho 2024

Julho é um dos dois únicos meses do ano onde não existem quaisquer feriados agendados para 2024. Shame on you, Julho!

Agosto 2024

Tratando-se Agosto do mês de férias preferencial entre a maioria dos portugueses, temos o Dia da Assunção de Nossa Senhora em 2024 (15 de Agosto) a oferecer a possibilidade de gastar menos 1 dia de férias aos que optarem pela primeira quinzena do mês.

Mesmo para aqueles que prefiram manter-se longe das enchentes de Agosto mas queiram aproveitar pelo menos uns dias de descanso e bom tempo, este feriado terá lugar a uma 5ª feira, pelo que bastará tirar a 6ª (dia 16) para usufruir de um fim-de-semana prolongado.

Em termos de destinos, Sicília ou Balcãs são uma opção interessante. Só não esperes propriamente tranquilidade.

Setembro 2024

A par de Julho, Setembro é o único mês do ano sem qualquer feriado.

Outubro 2024

Apesar de Outubro nos trazer a celebração da Implantação da República em 2024, quis o malfadado destino que este dia tenha lugar a um Sábado.

Assim sendo, e a não ser que habitualmente trabalhes ao fim-de-semana, a tua semana será a mesma de sempre.

Novembro 2024

À semelhança do Ano Novo e da Páscoa, também o Dia de Todos os Santos (01 de Novembro 2024 – 6ª Feira) nos oferece a possibilidade de estender o fim-de-semana. No entanto, e ao contrário dos outros dois, este feriado coincide com a época baixa, o que significa que os preços de voos e alojamento tenderão a estar bem mais simpáticos que o habitual.

Quiçá seja a altura ideal para dar um pulinho a alguma cidade do Sul da Europa, onde as temperaturas e condições climatéricas poderão continuar favoráveis, ou até mesmo a Marraquexe, na próxima e acessível nação marroquina.

Dezembro 2024

Finalmente, fechamos o calendário com o ingrato mês de Dezembro, onde ambos os feriados da Restauração da Independência (1 de Dezembro de 2024) e do Dia da Imaculada Conceição (8 de Dezembro de 2024) têm lugar a um Domingo.

No entanto, para aqueles que nos acompanham e têm o infortúnio de trabalhar a este dia da semana, é possível aproveitar estes feriados para explorar alguns dos melhores mercados de Natal da Europa. Desta forma, poderão gozar de pelo menos 8 dias consecutivos de viagem/descanso (ou 10, se folgarem à 2ª e 3ª feira), tirando uns míseros 4 dias de férias.

Fonte: Calendarr.com

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem