Entrada sem restrições a quem tiver a vacina contra a Covid-19? Neste país da UE vai acontecer já em Março!

  • 06.01.2021 16:52
  • João

A partir do próximo dia 1 de Março, não será exigido um teste covid e/ou quarentena para entrada no Chipre a todos que tenham já tomado a vacina contra o coronavírus. Mais a Oriente, o governo de Singapura planeia a introdução de uma medida semelhante algures na primavera.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

O novo plano de vacinação e divisão dos países em diferentes categorias foi divulgado por Yannis Karousos, Ministro dos Transportes do Chipre. Nesta apresentação, o responsável pela pasta avançou com uma medida pioneira mas, de certa forma, esperada.

Com o objetivo de que “as companhias aéreas voem mais para Chipre”, o país comprometeu-se a não exigir quarentena ou teste aos passageiros já vacinados contra a covid-19 a partir de 1 de Março.

Para os viajantes não vacinados, que ainda serão uma esmagadora maioria, foram feitas alterações na categorização dos países com base no sistema de semáforos proposto pelo Centro de Controlo de Doenças Europeu.

A cor corresponderá ao número de novas infecções e, portanto – o grau de ameaça de um determinado país. E assim: os viajantes de países da categoria A passarão a ser uma “categoria verde” que não estará sujeita a quaisquer restrições. Os passageiros provenientes de países da categoria B, marcados a laranja, terão de apresentar um teste à chegada. Finalmente, quem chegar proveniente de países de Categoria C (vermelha), entre os quais, Portugal , passará, a partir de 1 de março, a ter de apresentar um teste feito 72h antes e a efetuar outro no momento da chegada. Deixa de ser necessária  quarentena, como acontecia anteriormente.

Já Singapura não apresenta planos tão detalhados. No entanto:

“Se houver evidências claras de que a vacinação pode reduzir significativamente o risco de transmissão da doença, certamente consideraremos algum relaxamento do regime para viajantes vacinados”, adiantou um funcionário ministerial

O mês de maio será a data apontada como possível para a implementação desta medida, visto que é nesta Cidade-Estado que se realizará o Fórum Económico Mundial.

Atualmente, Singapura não quase não admite a entrada a turistas – com muito poucas exceções. Por outro lado, estrangeiros com visto de trabalho podem entrar no país, mas devem passar por uma quarentena de 14 dias em num dos centros designados, e suportando os custos da mesma.

Hotel

Em Singapura aconselhamos a estadia no Mayo Inn com um bom preço e avaliações excelentes.

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem