• 2026-03-05 16:07:43
  • Bruno A.

Governo português ativa operação de repatriamento no Médio Oriente com apoio da TAP 🛫🇵🇹

Perante a crise no Médio Oriente e o encerramento parcial do espaço aéreo em vários países da região, o Governo português está a preparar uma operação de repatriamento para trazer de volta cidadãos nacionais que pediram ajuda para regressar a casa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirmou que dezenas de portugueses já contactaram as autoridades para solicitar apoio. Segundo o MNE, a coordenação envolve negociações com diferentes entidades aeronáuticas, numa altura em que várias companhias internacionais suspenderam os seus voos para determinados destinos do Médio Oriente. O Governo garantiu que a segurança dos cidadãos é a prioridade máxima, e que cada operação dependerá das condições no terreno e da autorização das autoridades locais.

De acordo com informações apuradas pela CNN Portugal, nenhum passageiro terá de pagar no momento do embarque, mas poderá existir o reembolso das despesas. Os cidadãos poderão regressar nos voos organizados e receberão posteriormente uma fatura correspondente às despesas. Um português retido na região referiu que o custo estimado ronda os 600 euros, embora o valor possa variar consoante o trajeto e a complexidade da operação.

Este procedimento segue o Regulamento Consular português, aplicável a situações de emergência no estrangeiro, como conflitos ou catástrofes. O artigo 32.º estipula que a repatriação é realizada mediante compromisso de reembolso ao Estado, exceto em casos comprovados de insuficiência económica, enquanto o artigo 34.º prevê a intervenção coordenada das embaixadas e postos consulares.

Voo especial da TAP parte de Omã rumo a Lisboa já esta Sexta-Feira

Ontem, 4 de Março, a TAP Air Portugal posicionou o seu Airbus A330-900 (CS-TUJ) em Atenas para preparar o voo de repatriamento. Esta quinta-feira, 5 de março, o voo com número TP 9242 seguiu para Mascate, Omã, onde embarcará mais de 200 portugueses, incluindo famílias com crianças, com destino a Lisboa. De acordo com os dados do Flightradar24, o retorno da capital de Omã está previsto para as 00:40, de 6 de Março, hora local, com chegada ao Aeroporto Humberto Delgado também ainda esta sexta-feira, após uma escala técnica em Atenas.

Autoridades pedem vigilância e contacto com embaixadas

Enquanto a missão decorre, o MNE aconselha os portugueses ainda presentes na região a manterem contacto com as embaixadas e consuladosatualizarem o registo consular e seguirem as orientações oficiais.

A situação no Médio Oriente tem provocado perturbações significativas no tráfego aéreo internacional, levando vários países europeus a ativar planos de contingência semelhantes para garantir o regresso seguro dos seus cidadãos.

Leituras recomendadas:

Voos cancelados para o Médio Oriente: o que fazer se o teu voo de ou para Portugal for afetado ✈️🚫

Autoridades dos Emirados pagam hotéis aos passageiros retidos no país após ataques e cancelamentos de voos ✈️🚫

Embora com anúncio da operação suspensa até amanhã, alguns aviões da Etihad Airways voltaram a voar já hoje ✈️

Aeroportos do Dubai também irão retomar voos de forma limitada ainda esta noite ✈️

Emirados Árabes Unidos anunciam corredores aéreos seguros: 48 Voos por hora em coordenação com Países do Golfo ✈️

Tours & Atividades
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda :)
Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para obter 3€ de desconto.

eSIM

Vais viajar? Usa o Holafly eSIM para internet sem complicações no destino. Compra o teu eSIM Holafly »

Como sabes, o DeFérias.pt é um projeto gratuito; a sustentabilidade depende das tuas visitas e dos links das nossas sugestões. Podes também apoiar-nos com uma doação direta 🙂
Este artigo contém links para produtos dos nossos parceiros. Podemos receber compensação quando clicares nestes links. Não há taxas extra para ti.

Copyright 2026 kamaviNET sp. z o.o.. Todo o conteúdo deste site está protegido por direitos de autor.