Vouchers de cancelamento da Ryanair: Questões mais frequentes

  • 23.04.2020 19:06
  • João

Numa primeira fase a Ryanair foi uma das únicas companhias a garantir o reembolso em dinheiro para voos cancelados devido à pandemia de Covid-19. No entanto, nas últimas semanas, a low-cost irlandesa a começou a enviar vouchers a alguns dos seus passageiros, “alegando restrições de segurança” que impedem o processamento dos reembolsos.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

No início da pandemia de Covid-19, a Ryanair foi, talvez, a primeira companhia, a concordar com o reembolso, em dinheiro, para voos cancelados, distinguindo-se positivamente de muitas outras, que ofereciam apenas um voucher. Algumas, como a TAP, ofereceram um bónus, para tornar a medida mais atrativa.

No entanto, nas últimas semanas, a low-cost irlandesa começou a enviar e-mails a clientes, que tinham previamente requisitado um reembolso em dinheiro, afirmando que a companhia não conseguirá processar os pedidos de reembolso, até que a pandemia acabe.

Como o nosso staff, que lida com os pagamentos, tem de se manter em casa, de forma a combater a pandemia, há restrições de segurança que (não nos permitem processar os reembolsos em dinheiro, até ao final da crise de Covid -19) fazem com que não consigamos processar os reembolsos em dinheiro até ao final da crise de Covid-19 (…) Gostaríamos de pedir que use um voucher para marcar a sua próxima viagem. Estamos ansiosos por vê-lo num voo da Ryanair, num futuro próximo. Se continuar a preferir um reembolso em dinheiro, entre em contacto connosco (…) e faremos um pedido de reembolso, a ser efetuado quando o período de emergência terminam

Como receber um voucher?

Os passageiros que receberam um voucher foram contactados através do e-mail disponível na reserva. A mensagem conterá os detalhes do mesmo, como o valor e a data de validade.

Como usar o voucher?

O processo de reserva, utilizando o voucher, é muito semelhante ao da reserva de um voo regular. Em primeiro lugar, o passageiro escolhe o local de partida e destino, as datas, o número de passageiros, nomes, serviços adicionais e outros extras. Na página de pagamento será possível inserir os 18 dígitos do voucher, de forma a completar a reserva. O valor do voucher será subtraído ao valor total da reserva.

Não estou interessad@ no voucher. Posso obter o reembolso em dinheiro?

Sim, o reembolso em dinheiro continua a ser possível, mas, segundo a companhia, será bastante demorado. O reembolso será colocado em fila de espera e será processado, quando a companhia decidir existirem condições para tal.

Qual é a validade do voucher?

O voucher é válido no prazo de um ano, desde a data de emissão. Até ao final de prazo de validade, o mesmo pode ser utilizado para marcação de voos até depois desse prazo. Por exemplo, um voucher válido até abril de 2021 pode ser utilizado para marcar voos em julho de 2021.

Há alguma restrição na escolha de rota?

Dentro do período de validade, o voucher pode ser utilizado em qualquer companhia do Grupo Ryanair – Ryanair, Laudamotion, Malta Air, Ryanair UK e Buzz, tanto em voos internacionais como domésticos e em períodos promocionais.

Tenho de utilizar o valor do voucher de uma vez só?

Não. Se não utilizar o valor total do voucher, o restante ficará disponível para uma compra posterior, desde que não ultrapasse a data de validade.

Posso utilizar o voucher para pagar por serviços adicionais?

Sim. O voucher pode ser utilizado para compra de voos em todo o grupo Ryanair e serviços como embarque prioritário, escolha de lugar, bagagem extra, entre outros. No entanto não poderá utilizar o mesmo para reservas de hotéis ou carros, em parceiros da low-cost irlandesa.

É necessário usar o cartão de crédito para fazer a reserva ou o voucher é suficiente?

Caso o valor do voucher seja igual ao superior ao da reserva, apenas o voucher será necessário. Caso o preço exceda o valor do voucher, será necessária a utilização de um cartão de crédito, de forma a pagar o valor em excesso.

Fiz uma reserva com um grupo de amigos. Só vou receber um voucher?

Apenas um voucher será emitido por reserva e estará em nome do passageiro que fez a mesma.

Fiz a reserva através de uma agência de viagens. A Ryanair vai oferecer um voucher?

Se o e-mail do passageiro não foi comunicado na reserva através da agência de viagens, deverá contactar a mesma, de forma a aceder aos detalhes do voucher.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem