Milhares de viajantes estão num impasse. Como já escrevemos, a Ryanair congelou os reembolsos em dinheiro e está a oferecer vouchers aos seus clientes. No entanto, o CEO da low-cost irlandesa veio esclarecer que ninguém que opte pelo reembolso ficará sem resposta.
Os viajantes que viram os seus voos da Ryanair cancelados, enfrentam, agora, uma escolha difícil. Embora, num primeiro momento, a companhia oferecesse a hipótese de reembolso integral, a gigantesca onda de cancelamentos fez com que a low-cost optasse pela oferta de vouchers, política implementada pela grande maioria das companhias europeias de forma a tentar sobreviver à crise, provocada pela pandemia da Covid-19.
No entanto, esta alteração da política de reembolsos não está a ser particularmente bem aceite pelos passageiros afetados. Embora a Ryanair assegure que irá recomeçar a voar em junho, ninguém sabe exatamente quando tal acontecerá, nem quais serão as rotas a operar.
Numa entrevista ao jornal Alemão Handelsblatt, o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, tentou tranquilizar os clientes afetados, garantindo que todos os que optassem pelo reembolso, teriam o mesmo processado em semanas ou meses. Ao mesmo tempo, O’Leary encorajou os seus passageiros a optar pelos vouchers.
Não nos podemos esquecer da situação em que estamos no momento. Normalmente podemos processar entre 5 mil e 10 mil reembolsos por mês. Temos staff suficiente para lidar com tantos reembolsos. No entanto, o número de pedidos subiu cerca de 1000%. Para além disso, o nosso staff responsável está a trabalhar a partir de casa (…) Mesmo quando a situação voltar ao normal, demorará semanas ou meses a processar todos os pedidos. Ao mesmo tempo, a emissão de vouchers é mais rápida. Por isso é que os oferecemos. No entanto ninguém vai perder o seu dinheiro.
Caso opte pela sugestão do CEO da low-cost irlandesa, temos um artigo que tenta responder às perguntas mais frequentes acerca dos vouchers da Ryanair.
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.