5 destinos para visitares em cada m√™s do ano ūüėé

  • 13.12.2023 21:10
  • Jo√£o

“Onde ir em Outubro?”, “Tenho f√©rias em Janeiro, recomendam algum lugar em especial?” ou “que destino sugerem para Julho?” s√£o, talvez, as perguntas que mais recebemos. Como as respostas que damos s√£o mais ou menos as mesmas, resolvemos escrever um artigo, de forma a poderes ter sempre sugest√Ķes ao teu dispor!

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Para cada mês vamos sugerir 5 destinos.

  • Praia: Para quem procura praia e sol, para relaxar.

  • Para todos os gostos: Um destino completo, que consegue satisfazer grupos com gostos opostos

  • Escapadinha: ¬†Perfeito para uma viagem curta.

  • Outra sugest√£o: Um destino especialmente interessante nesse m√™s espec√≠fico

  • Fora-da-caixa: Destinos obscuros e surpreendentes, para viajantes dispostos a experimentar locais desconhecidos

Onde ir em Janeiro:

Praia: Zanzibar, Tanz√Ęnia

Aproveita o melhor da praia no Ind√≠co, bem perto da popula√ß√£o local neste arquip√©lago da Tanz√Ęnia. D√° um salto √†s ilhas mais pequenas do arquip√©lago, Vale a pena, Chumbe e Changu para visitar praias particularmente intocadas. Janeiro √© uma √≥tima altura para visitar Zanzibar, j√° que o tempo √© seco e quento e as praias n√£o est√£o t√£o cheias.

Também boa escolha em Fevereiro, Julho, Agosto e Dezembro

Zanzibar

Para todos os gostos: Cuba

Se n√£o dispensam a praia mas procuram algo mais ent√£o Cuba √© uma √≥tima escolha. √Č justamente em Janeiro que o sol mais brilha nesta ilha-na√ß√£o. Mesmo com mais de 11 milh√Ķes de habitantes, continuam a existir em Cuba praias intocadas mas tamb√©m serras cobertas de vegeta√ß√£o e cidades hist√≥ricas como Havana e Santiago de Cuba.

Também boa escolha em: Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro

Escapadinha: Chamonix, França 

Chamonix é uma pitoresca cidade alpina, situada na base do Mont Blanc, perto da fronteira com a Suíça e Itália, perfeita para uma escapadinha na neve, que atinge por esta altura a consistência ideal para pores à prova os teus dotes de ski!

Também boa escolha em: Fevereiro, Março e Dezembro

Outra Sugest√£o: Nova Zel√Ęndia

O √ļnico defeito da Nova Zel√Ęndia √© ficar do outro lado do mundo. Janeiro √© o m√™s mais quente no arquip√©lago. Depois de relaxarem nas piscinas termais de Rotorua podem ficar a conhecer melhor a cultura Maori. E para os f√£s de Senhor dos An√©is n√£o se dispensa uma visita a Matamata, a terra dos Hobbits.

Também boa escolha em: Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro

Fora-da-Caixa: Ar√°bia Saudita

Um pa√≠s que se est√° a abrir ao mundo e que promete tornar-se um dos destinos de f√©rias mais populares da pr√≥xima d√©cada (isto √© um spoiler, n√£o uma previs√£o), por agora ainda √© poss√≠vel antecipares-te √†s multid√Ķes e visitar o Reino da Ar√°bia Saudita no seu estado mais cru. Dado o calor infernal do Ver√£o, Janeiro √© o m√™s perfeito para desfrutares do pa√≠s enquanto as temperaturas est√£o minimamente aceit√°veis (entre os 20¬ļC e os 30¬ļC, dependendo da regi√£o).

Isto significa que estar√£o reunidas as condi√ß√Ķes perfeitas para nadar nas √°guas quentes do Mar Vermelho em Umluj, fazer snorkeling ou mergulho nas Ilhas Farasan, visitar a cidade hist√≥rica de Al-Ula e as ru√≠nas de Hegra, explorar as vilas hist√≥ricas de Rijal Alma e Thee Ain, deambular pela Cidade Velha de Jeddah e conhecer um dos locais mais sagrados do Isl√£o em Medinah. E isto, meus amigos, √© s√≥ o sul do pa√≠s!

Também boa escolha em: Fevereiro, Novembro e Dezembro

Onde ir em Fevereiro:

Praia: Rep√ļblica Dominicana

Fevereiro √© uma altura √≥tima para relaxares nas praias da Rep√ļblica Dominicana. Estando mesmo no meio da √©poca seca, o risco de apanhares mau tempo √© muito reduzido.

Também boa escolha em: Janeiro, Março, Novembro e Dezembro

Para todos os gostos: México

E o que dizer do M√©xico: praia em Canc√ļn, comida de rua na cidade do M√©xico, uma visita √†s ru√≠nas aztecas de Chichen Itza e Teotihuacan ou uma caminhada guiada pelas densas florestas ‚Äď o dif√≠cil ser√° ter tempo para fazer tudo. Fevereiro √© um m√™s ameno, sem grandes multid√Ķes, mas em que te podes cruzar com as festas de Carnaval que acontecem um pouco por todo o pa√≠s.

Também boa escolha em: Também boa escolha em Janeiro, Março, Julho, Agosto, Novembro e Dezembro)

Escapadinha: Berlim, Alemanha (Também boa escolha todo o ano)

Berlim √© uma combina√ß√£o incr√≠vel de glamour e hist√≥ria, com uma cultura √ļnica, arquitetura moderna, gastronomia deliciosa e uma vida noturna vibrante! E j√° que viajas fora da √©poca alta, talvez n√£o tenhas de esperar tanto √† porta dos melhores clubs – mas n√£o prometemos nada.

Também boa escolha: Todo o ano

Outra Sugest√£o: Austr√°lia

Tal como a Nova Zel√Ęndia, a Austr√°lia √© outro destino de Aventura excelente para fugir ao Inverno na Europa! Tamb√©m aqui Fevereiro √© o pico do ver√£o, especialmente na costa Sul.

Também boa escolha em: Janeiro, Março, Novembro e Dezembro

Fora-da-Caixa: Uruguai

Estando cercado dos gigantes Argentina e Brasil, torna-se bastante f√°cil ignorar o pequeno Uruguai quando se planeia um p√©riplo pela Am√©rica do Sul. Um erro crasso ‚Äď ou n√£o fosse o pa√≠s famoso pela sua extraordin√°ria costa atl√Ęntica. Ali√°s, todos os ver√Ķes (no hemisf√©rio sul), s√£o milhares os argentinos e brasileiros que saem do seu pa√≠s para passar f√©rias nas praias de Punta del Este e de Punta del Diablo, em terras uruguaias.

Posto isto, essa √© a melhor altura para visitar o Uruguai, com o adicional de que, em Fevereiro, o pa√≠s mobiliza-se para assistir √†s paradas da Candombe, as celebra√ß√Ķes de Carnaval mais longas de todo o planeta! Para al√©m das praias e do Carnaval, vale ainda a pena aproveitar a cosmopolita Montevid√©u e a beleza colonial de Colonia del Sacramento. Isso, e comer alguma da melhor carne do planeta!

Também boa escolha em: Janeiro, Novembro e Dezembro

Onde ir em Março:

Praia: Filipinas

O m√™s de mar√ßo √© um m√™s particularmente interessante para visitar as Filipinas, j√° que v√£o poder ver as festas que decorrem durante as duas semanas que antecedem o dia de P√°scoa. Outras atra√ß√Ķes do pa√≠s-arquip√©lago incluem as grutas subterr√Ęneas de Puerto Princesa ou as Colinas de Chocolate na prov√≠ncia de Bohol.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro

Para todos os gostos: Costa Rica

A Costa Rica é um paraíso natural. Apesar de ocupar apenas 0.03% da superfície terrestre, o país é a casa de 5% de toda a biodiversidade global, o resultado de um grande esforço de conservação. Metade do país está coberto por floresta tropical e não faltam ainda as praias banhadas pelas águas calmas do Pacífico. Tal como nas Filipinas, o mês de Março é de festa na Costa Rica, com festejos em volta da Semana Santa e do dia dos Boieiros.

Também boa escolha em: em Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro

Costa Rica

Escapadinha: Sevilha, Espanha

A capital da Andaluzia tem um sem-n√ļmero de atra√ß√Ķes para oferecer! Explora um dos maiores centros hist√≥ricos da Europa, com fant√°sticos monumentos como a Catedral ou a famosa Pra√ßa de Espanha, experimenta a gastronomia local e assiste a um espet√°culo de flamenco! Por esta altura, o desabrochar das laranjeiras traz uma vida particular √†s ruas da cidade.

Também boa escolha: todo o ano

Outra Sugest√£o: Chile

Para os mais indecisos sugerimos o Chile. Isto porque os mais de 4,000 quilómetros de comprimento deste país sul-americano são responsáveis por um leques impressionante de paisagens, dos glaciares da Patagónia até ao deserto do Atacama, todas elas bastante acessíveis durante o mês de Março. E com uma largura média de 60 quilómetros, onde quer que vão, o oceano Pacífico nunca estará longe.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro

Fora-da-Caixa: Ir√£o

Apesar das polémicas recentes e das medidas draconianas de um governo autoritário e repressivo (que a esmagadora maioria do povo despreza), o Irão é um destino extremamente seguro e com alguns dos locais mais simpáticos e hospitaleiros que alguma vez conhecerás. Uma vez que algumas zonas do país ficam cobertas de gelo entre os meses de Dezembro e Fevereiro e o calor é absolutamente insustentável durante o Verão, Março é uma alternativa fenomenal para visitar o país.

Para al√©m disso, Mar√ßo coincide tamb√©m com o Nowruz, as extraordin√°rias celebra√ß√Ķes do Ano Novo Persa, que tomam conta de praticamente todo o pa√≠s e correspondem √† maior celebra√ß√£o iraniana do ano! Uma desculpa t√£o boa como qualquer outra para testemunhar a arquitectura estonteante de locais como Isfahan, Shiraz, Kashan ou Yazd!

Também boa escolha em: Abril, Maio, Setembro e Outubro

Onde ir em Abril:

Praia: Cabo Verde

Cabo Verde √© o destino perfeito para todos os que procuram umas f√©rias relaxantes. Este arquip√©lago oferece praias fant√°sticas, cen√°rios montanhosos deslumbrantes e permite experienciar uma cultura √ļnica, resultante de influ√™ncias portuguesas e africanas. O clima no arquip√©lago √© excelente todo o ano, mas abril √© particularmente seco e ameno.

Também boa escolha: todo o ano

Para todos os gostos:

No Vietname, quer seja no delta do rio Mekong ou na baía de Ha Long, preparem-se para passar muito tempo num barco. Quando em terra, é obrigatório experimentar o prato nacional, o Pho. A grande variedade de paisagens reflete-se também em microclimas muito diferentes, mas por esta altura do ano o bom tempo espalha-se a todo o país.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro

Escapadinha: Amesterdão, Países Baixos

Nada melhor do que pegar na bicicleta e explorar a capital holandesa durante a primavera, particularmente no mês de Abril quando começa a temporada das tulipas. Para além disso, uma visita a Amesterdão não dispensa uma passagem pelo museu Van Gogh e um café à beira dos conhecidos canais da cidade.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro

Outra Sugest√£o: Jap√£o

O florir das cerejeiras decorativas marca o começo de uma nova estação no Japão. Uma rede de comboios de fazer inveja a qualquer país torna mais fácil visitar várias cidades, incluíndo a atual capital Tóquio e a capital histórica Quioto. Outros paragens obrigatórias incluem o castelo Himeji e o monte Fuji.

Também boa escolha em: Março, Maio, Setembro, Outubro, Novembro

Fora-da-Caixa: Senegal

Embora as temperaturas no Senegal sejam consistentemente quentes ao longo de todo o ano, o período compreendido entre Junho e Outubro costuma ser sinónimo de muita chuva. Assim sendo, e apesar de qualquer dos restantes meses ser também uma boa aposta, optámos por destacar Abril, já mais para o final da estação seca.

A razão para isso é que, de acordo com os locais, este é um dos meses em que as águas cor-de-rosa do espectacular Lago Retba apresentam uma cor mais garrida, criando um cenário quase mágico! Para além disso, e evitando as chuvas, não há alturas muitos melhores para visitar a cidade colonial de Saint-Louis, o aterrador porto de escravos da Ilha Goree, a vibrante capital de Dakar, a vila costeira de Fadiouth, as praias e florestas de Casamance ou as reservas naturais de Tambacounda.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Maio, Novembro e Dezembro

Onde ir em Maio:

Praia: Aruba

Um clima extremamente estável todo o ano, aliado a praias incríveis fazem de Aruba um dos melhores destinos a visitar nas Caraíbas! Durante o mês de Maio, a temperatura da água do mar chega aos 27 graus, por isso o fato-de-banho está no topo da lista para quando estiveres a fazer a mala!

Também boa escolha: todo o ano

Para todos os gostos: Chipre

A ilha mais solarenga do Mediterr√Ęneo, o Chipre¬†√© um destino muito completo. Com locais que testemunham a ocupa√ß√£o da ilha desde o neol√≠tico, por a√≠ passaram fen√≠cios, ass√≠rios, eg√≠pcios, romanos, francos, venezianos e otomanos. N√£o faltam tamb√©m as praias e a gastronomia que tamb√©m ela carrega a marca da localiza√ß√£o geogr√°fica t√£o peculiar do pa√≠s. Aproveita que o calor sofocante do ver√£o ainda n√£o chegou para ficares a conhecer a hist√≥ria da ilha!

Também boa escolha em: Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Escapadinha: Londres, Reino Unido

Situada nas margens do Rio Tamisa, a capital do Reino Unido é uma cidade cosmopolita e vibrante, onde a tradição e o progresso caminham lado a lado. Aqui podemos encontrar famosos monumentos como o Big Ben ou Palácio de Buckingham, museus fantásticos como o British Museum ou o Museu de História Natural e um sem de experiências gastronómicas, tão de origens tão variadas como os cidadãos desta cidade. Um passeio de fim de tarde pelo Hyde Park é uma ótima forma de aproveitar o clima mais seco do mês de Maio, numa cidade normalmente conhecida pela chuva e o tempo cinzento.

Também boa escolha em: Junho, Julho, Agosto, Setembro, Dezembro

Outra Sugest√£o: ¬†Jord√Ęnia

Petra, a cidade esculpida em pedra da Jord√Ęnia, √© muitas vezes conhecida apenas pela fachada do templo Al Khazneh, mas h√° muito mais s√≠tios arqueol√≥gicos para visitar neste complexo. E h√° tamb√©m muito mais para visitar no resto da Jord√Ęnia, incluindo o Mar Morto, onde a salinidade da √°gua permite flutuar sem esfor√ßo. Do cimo do monte Nebu ter√°s uma vista panor√Ęmica n√£o s√≥ do Mar Morto mas tamb√©m da Terra Santa.¬†

Também boa escolha em: Março, Abril, Junho, Setembro, Outubro, Novembro

Petra, Jord√Ęnia

Fora-da-Caixa: But√£o

Embora se mantenha a obrigatoriedade de contratar um tour a fazeres-te acompanhar de um guia local a cada momento, o But√£o anunciou em 2023 que os pre√ßos m√≠nimos di√°rios de refer√™ncia (que rondavam os 200$) seriam cortados para metade! √Č certo que continua a ser uma experi√™ncia n√£o-independente e que exige algum investimento‚Ķ mas n√£o deixa de ser um belo de um incentivo!

Considerando a sua altitude extrema, em plena cordilheira dos Himalaias, e a proximidade face ao territ√≥rio indiano, o But√£o tem a particularidade de enfrentar invernos g√©lidos (com grande acumula√ß√£o de neve) e mon√ß√Ķes no Ver√£o, pelo que estas s√£o as esta√ß√Ķes a evitar. Assim sendo, Maio √© uma escolha mais que aceit√°vel para completares a lend√°ria e cansativa subida at√© ao Paro Taktsang, mais conhecido entre os viajantes como o Tiger‚Äôs Nest.

Também boa escolha em: Março, Abril, Outubro e Novembro

Onde ir em Junho:

Praia: Malta

Para um pa√≠s t√£o pequeno, Malta tem uma vida bem agitada. √Č com o come√ßo do Ver√£o que a vida noturna da ilha retorna ao seu auge. Voa para este arquip√©lago no Mediterr√Ęneo e descobre templos pr√© hist√≥ricos, belas praias, locais fant√°sticos para mergulho e uma hist√≥ria interessant√≠ssima!

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Para todos os gostos: Bali, Indonésia

Bali é um destino procurado por muitos. Aproveita o mês de Junho, quando o clima está no ponto e o turismo ainda não atingiu o seu pico para ficares a conhecer a fantástica combinação de cultura, praia e natureza da região!

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Escapadinha: Costa Amalfitana, It√°lia

A Costa Amalfitana √© conhecida pela sua hist√≥ria e monumentos, mas principalmente, conjuga√ß√£o de pequenos aglomerados de casas coloridas entre o verde das montanhas e o azul do mar! Por esta altura, a vegeta√ß√£o da regi√£o atinge o seu esplendor m√°ximo e as temperaturas convidam j√° a um banho no Mediterr√Ęneo

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Outra Sugestão: Açores

Paisagens deslumbrantes, temperaturas sempre amenas tanto em terra como no mar e tudo t√£o perto de Portugal continental. Se as praias de areia negra e as forma√ß√Ķes vulc√Ęnicas n√£o te convencem, ent√£o deixa-te encantar pela gastronomia local e pelas hort√™nsias em flor caracter√≠sticas do m√™s de junho.

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro

Fora-da-Caixa: Geórgia

Provavelmente uma das regi√Ķes mais subvalorizadas de todo o planeta, o C√°ucaso √© um verdadeiro tesourinho de vilas remotas, civiliza√ß√Ķes antigas e paisagens de cortar a respira√ß√£o. E se √© certo que tamb√©m poder√≠amos ter destacado os vizinhos Arm√©nia e Azerbaij√£o, a verdade √© que nenhum outro pa√≠s da regi√£o tem tanto para oferecer quanto a Ge√≥rgia!

Tendo em conta a prevalência montanhosa do terreno, não surpreende que os meses mais quentes sejam a melhor altura para visitar a Geórgia, quando todas as estradas estarão abertas e os trilhos acessíveis. Assim sendo, em Junho não terás qualquer problema em visitar Tbilisi, Mtskheta ou a região vinícola de Kakheti (todas elas tórridas no pico do Verão), mas poderás também fazer-te às montanhas e explorar Kazbegi e Svaneti, com a possibilidade de completares o famoso trilho entre Mestia e Ushguli. Aliás, se a sorte estiver do teu lado, quiçá até dê para um mergulho em Batumi!

Também boa escolha em: Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Onde ir em Julho:

Praia: Sardenha, It√°lia

Se o facto de ser um dos melhores destinos de praia da Europa não for suficiente, saiba que a Sardenha tem muito mais a oferecer! Desde a sua deliciosa gastronomia aos interessantíssimos locais arqueológicos, esta ilha não desilude os seus visitantes!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Para todos os gostos: Alb√Ęnia

Um destino cada vez mais procurado, j√° que n√£o faltam boas praias, cen√°rios de montanha de tirar o folgo e s√≠tios arqueol√≥gicos que te transportam para a Gr√©cia Antiga. Julho √© um m√™s quente na costa, mas o fresco mantem-se nas zonas de montanhas. √Č tamb√©m por esta altura que o pa√≠s se enche de vida com as festividades de ver√£o.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Escapadinha: País Basco

Uma cozinha incompar√°vel, uma forte identidade local e uma grande variedade de paisagens, das praias de San Sebastian √†s pitorescas aldeias do interior, s√£o tudo raz√Ķes para visitar o Pa√≠s Basco. Incorton√°veis s√£o as festas de S√£o Ferm√≠n, na cidade de Pamplona, as quais tem lugar justamente em Julho

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Outra Sugestão: Sicília, Itália

A Sic√≠lia tem imenso a oferecer! Desde a sua deliciosa gastronomia aos interessant√≠ssimos locais arqueol√≥gicos, n√£o esquecendo o ic√≥nico monte Etna, esta ilha n√£o desilude os seus visitantes! Em Julho, o tempo na ilha √© bem quente, mas a brisa que chega do Mediterr√Ęneo ajuda a aguentar.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Fora-da-Caixa: Estrada do Pamir, Quirguist√£o e Tajiquist√£o

Dividida entre Quirguist√£o, Tajiquist√£o, Uzbequist√£o e Afeganist√£o, a Estrada do Pamir tem fama de ser a mais impressionante road trip do mundo. Tendo in√≠cio na cidade Quirguiz de Osh, a estrada atravessa toda a cadeia montanhosa com que partilha o nome, estendendo-se por mais de 1200 km. No entanto, o trecho mais impressionante √© o que vai do ponto de partida √† capital Tajique de Dushanbe, atravessando paisagens fenomenais e um incont√°vel n√ļmero de povoados que parece ter parado no tempo.

Tendo em conta que esta √© a segunda estrada mais alta de todo o mundo, √© obrigat√≥rio reservar a visita para os meses mais quentes, quando o risco de acumula√ß√£o de neve e de bloqueios √© estatisticamente nulo. Para al√©m disso, considerando que n√£o existem hot√©is pelo caminho, ter√°s que ficar nas casas r√ļsticas e humildes da popula√ß√£o local, pelo que as temperaturas amenas ajudar√£o a reduzir o potencial desconforto.

Também boa escolha em: Junho, Agosto e Setembro

Onde ir em Agosto:

Praia: Baleares, Espanha (Também boa escolha em Maio, Junho, Julho e Setembro)

A presença constante dos melhores DJ’s da Europa em espetaculares festas e as praias de areia branca e água cristalina fazem das Ilhas Baleares um dos destinos mais populares do Verão em toda a Europa!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Setembro

Para todos os gostos: São Tomé e Príncipe

O arquip√©lago de S√£o Tom√© e Pr√≠ncipe √© o segundo pa√≠s mais pequeno de √Āfrica. O pa√≠s do leve-leve, com o seu povo simp√°tico e acolhedor, √© uma mistura espetacular de cultura, gastronomia, praias paradis√≠acas a uma fauna e flora √ļnica! Vais poder aproveitar tudo isto ao m√°ximo em Agosto, j√° que se trata da √©poca mais seca do ano, para al√©m de estares dentro da √©poca em que se avistam as baleias corcundas que circundam o arquip√©lago.

Também boa escolha em: Junho, Julho e  Setembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Escapadinha: Lago di Como, It√°lia

O Lago Como é um dos locais mais visitados de Itália e não é difícil perceber porquê. O Lago de Como, localizado no sopé dos Alpes, oferece paisagens inigualáveis e pitorescas aldeias e cidades, sendo perfeito para uma escapadinha, especialmente em Agosto, com o clima ideal para ir a banhos ou fazer um cruzeiro pelo lago.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Setembro

Outra Sugest√£o: Isl√Ęndia¬†(Tamb√©m boa escolha em Maio, Junho, Julho e Setembro)

A Isl√Ęndia √© um pa√≠s t√£o diferente que parece m√°gico. Percorre os cerca de 1300km da Estrada 1, que circula toda a ilha, e descobre imponentes vulc√Ķes cobertos de neve, muitos deles com nomes indecifr√°veis, enormes glaciares, campos de lava e geysers ‚Äď resultantes da grande atividade vulc√Ęnica ‚Äď e belas quedas de √°gua t√£o pitorescas quanto impressionantes! Em Agosto junta-te aos locais no festival Verslunarmannahelgi. Se fores mais junto ao final do m√™s, j√° existe a hip√≥tese de experienciar as incr√≠veis auroras boreais.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Setembro

Fora-da-Caixa: Ruanda

Com uma hist√≥ria recente que ficou fortemente ligada ao selv√°tico genoc√≠dio dos anos 90, a na√ß√£o do Ruanda soube curar-se e reinventar-se, sendo hoje em dia vista como um verdadeiro exemplo a seguir pelas restantes na√ß√Ķes Africanas. Como seria de esperar, a esmagadora maioria das atrac√ß√Ķes do pa√≠s est√£o intimamente ligadas √† natureza, sendo compostas por parques naturais, florestas tropicais e cadeias vulc√Ęnicas.

No entanto, nenhuma outra actividade é tão procurada quanto os trekkings para ver gorilas e chimpanzés, sendo este um dos melhores sítios do mundo (a par de Uganda e RD Congo) para assistir aos comportamentos destes majestosos animais no seu habitat natural. Para isso, nada melhor que as épocas secas, das quais Agosto é o seu expoente máximo!

Também boa escolha em: Janeiro, Junho, Julho, Setembro e Dezembro

Onde ir em Setembro:

Praia: Riviera Turca

Na Riviera Turca, podes intercalar dias de praia e de mergulhos nos mares Mediterr√Ęneo e Egeu, com visitas a locais cheios de hist√≥ria que incluem as ru√≠nas de duas maravilhas do mundo antigo, o Mausol√©u de Halicarnasso e o Templo de √Ārtemis. Fora da √©poca mais procurada, Setembro na Riviera Turca significa menos multid√Ķes e pre√ßos mais acess√≠veis sem sacrif√≠cios no que toca ao bom tempo.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto

Para todos os gostos: Creta, Grécia

Tal como na Riviera Turca, ali t√£o perto, Setembro √© uma altura de temperaturas amenas e pre√ßos mais competitivos em Creta. √Č uma ilha com praias espl√™ndidas, paisagens impressionantes e vibrantes cidades onde podes experienciar tudo que faz das Ilhas Gregas um dos destinos mais procurados na Europa!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto, Outubro

Escapadinha: Riviera Francesa

A Riviera Francesa, ou Cote d‚ÄôAzur √© a regi√£o que se estende de St. Tropez √† fronteira franco-italiana. As suas principais atra√ß√Ķes s√£o um tempo solarengo durante todo o ano, praias fant√°sticas, cen√°rios naturais de uma beleza extraordin√°ria e uma vida noturna verdadeiramente movimentada, se bem que o pouco mais calma agora que j√° saimos dos meses de maior procura.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto

Outra Sugestão: Namíbia (Também boa escolha em Maio, Junho, Julho, Agosto e Outubro)

A Namíbia já era conhecida pelas suas paisagens naturais peculiares, como o exemplo das terras secas de Sossusvlei. Mas o país tem vindo a receber maior atenção pela sua biodiversidade, que inclui uma grande quantidade de chitas e rinocerontes. Avistar a fauna do país é particularmente fácil em Setembro, quando os animais se juntam em volta das fontes de água que restam nesta que é a época mais seca.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Outubro

Namibia, Deadvlei

Fora-da-Caixa: Roménia

Um dos poucos patinhos-feios da Uni√£o Europeia no que toca ao turismo, a Rom√©nia √© uma op√ß√£o excelente para quem procura uma aventura mais econ√≥mica dentro do Velho Continente. No entanto, nem s√≥ de pre√ßos baixos se faz o apelo romeno, uma vez que a regi√£o da Transilv√Ęnia √© um verdadeiro tratado de paisagens naturais, cidades hist√≥ricas e vilazinhas coloridas, que seguramente receberiam anualmente milh√Ķes de turistas se situadas num pa√≠s de nome mais diger√≠vel.

Tal como na esmagadora maioria dos pa√≠ses europeus, a melhor altura para visitar a Rom√©nia corresponde aos meses mais agrad√°veis do ano. Assim sendo, vale a pena guardar a tua aventura para o in√≠cio ou final do Ver√£o, quando se re√ļnem as condi√ß√Ķes perfeitas para explorar locais como Brasov, Sibiu, Alba Iulia, Sighisoara, Cluj-Napoca, Iasi ou Bucareste.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Outubro

Onde ir em Outubro:

Praia: Seicheles

As Ilhas Seicheles (ou¬†Seychelles) s√£o um destino popular todo o ano, e n√£o √© dif√≠cil perceber porqu√™. Na maior ilha do arquip√©lago, Mah√©, as praias s√£o a maior atra√ß√£o. Em Novembro, estas est√£o particularmente resguardadas do vento. Mas se se cansarem de praia, sol e mar (n√≥s compreendemos, √© √°rduo), podem sempre visitar o parque natural Vall√©e de Mai ou a ilhas das Aves conhecida por ‚Äď acertaram ‚Äď ser o destino de milh√Ķes de aves migrat√≥rias.

Também boa escolha: todo o ano

Para todos os gostos: Egipto

Apesar de ser um destino popular especialmente entre os amantes da hist√≥ria, o Egito tamb√©m √© famoso pelas suas praias e fant√°sticos spots de mergulho! Planeia tua viagem a este pa√≠s para admirar as pir√Ęmides, mas tamb√©m os recifes subaqu√°ticos e a incr√≠vel vida marinha. Para levar as tua viagem mais al√©m, podes combinar as tuas f√©rias relaxantes com um programa hist√≥rico por outros locais famosos ao longo do vale do Nilo, n√£o podendo deixares de visitar a antiga cidade de Luxor! Em Outubro, estas atra√ß√Ķes n√£o se encontram t√£o cheias, e o calor √© mais toler√°vel.

Também boa escolha em: Março, Abril, Maio, Setembro, Novembro

egipto

Escapadinha: Toscana

Poucas regi√Ķes na Europa t√™m um legado cultural t√£o presente quanto a Toscana. Esta regi√£o italiana viu nascer Dante, Maquiavel, Da Vinci, Donatello e Michelangelo. E a√≠ se estabeleceram algumas das fam√≠lias mais ricas da Europa durante a era medieval, das quais se destacam os M√©dici ‚Äď banqueiros, monarcas e patronos das artes durante o Renascimento. Mas a regi√£o √© tamb√©m conhecida pelas suas paisagens fant√°sticas, que adquirem uma cor especial durante o outono.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro

Outra Sugest√£o: Om√£

Omã tem uma grande variedade de paisagens para descobrir, do deserto no interior às majestosas montanhas de Hajar e à zona costeira mais fértil e com belas praias. Em Ras al Jinz, outubro é uma época especial, já que é possível observar a nidificação das tartarugas. A arquitetura e legado cultural é outro grande atrativo para visitar este país que não aparece em todos os guias, apesar de ser descrito por muitos como tendo uma população super acolhedora.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Novembro, Dezembro

Fora-da-Caixa: Uzbequist√£o

Ainda que a √Āsia Central seja amplamente conhecida pelas suas paisagens e montanhas e pela presen√ßa ainda bastante forte de uma cultura de nomadismo, o Uzbequist√£o apresenta uma faceta totalmente diferente da regi√£o. Afinal, √© por estas bandas que podes encontrar alguns dos monumentos mais impactantes da gloriosa era da Rota da Seda, da qual o Uzbequist√£o √© precisamente o seu expoente m√°ximo!

No entanto, h√° que ter em conta que o Uzbequist√£o √© um pa√≠s de temperaturas extremas, com ver√Ķes escaldantes e invernos que, ainda que curtos, podem ser extremamente frios, dependendo da regi√£o. Posto isto, o melhor √© mesmo optar pela shoulder-season para uma experi√™ncia mais agrad√°vel em locais como Samarcanda, Bukhara ou Khiva.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Setembro e Novembro

Onde ir em Novembro:

Praia: Maurícias

As¬†Maur√≠cias oferecem uma excelente op√ß√£o para Outubro. Aqui podem igualmente relaxar na praia, mas h√° tamb√©m outras atra√ß√Ķes naturais no interior da ilha, como cascatas e trilhos. √Č de aproveitar tamb√©m a animada vida noturna da ilha. Aqui, Outubro √© um m√™s de bom tempo e boas ofertas em termos de voos e estadia.

Também boa escolha: todo o ano, à excepção de Julho, Agosto e Setembro

Para todos os gostos: Nordeste do Brasil (Também boa escolha em Outubro)

O¬†Nordeste do Brasil tem uma enorme extens√£o de praias parad√≠siacas, muitas delas bem perto de cidades cheias de vida como Salvador, Jo√£o Pessoa ou Fortaleza. O Parque Natural de Chapada Diamantina, uma zona de planaltos verdes, √© o destaque do interior da regi√£o. √Č d√≠ficil escolher um m√™s para visitar a regi√£o, j√° que o clima pode ser muito variado entre os v√°rios estados que a comp√Ķem, mas Novembro √© uma boa aposta, com menos probabilidade de apanhares chuva.

Também boa escolha em: Outubro

Escapadinha: Marraquexe

Embora perto, Marrocos emana um ar ex√≥tico que atrai in√ļmeros viajantes todos os anos. Com uma variedade espetacular de paisagens, desde as Montanhas da Cordilheira to Atlas, passando pelas dunas do deserto do Saara, h√° imenso por explorar. Voa at√© Marrakech, com os seus milhares de cores, cheiros e sabores e explora aquela que √©, seguramente, a cidade mais famosa do Norte de √Āfrica, e que Winston Churchill descrevia como ‚Äúsimplesmente o melhor lugar do mundo para passar uma tarde‚ÄĚ. Talvez n√£o tanto no ver√£o, quando as temperaturas podem ser bastanta elevadas, mas certamente nesta altura do ano, quando o tempo √© mais ameno.

Também boa escolha em: Março, Abril, Maio, Outubro, Dezembro

Outra Sugest√£o: Argentina

Poucos destinos oferecem diferenças tão grandes na paisagem como a Argentina, onde podes ir da vibrante metrópele de Buenos Aires para as remotas e dramáticas paisagens da Patagónia, que por esta altura se veste a rigor para a primavera. Na parte argentina desta região, praticamente sinónimo de destino de aventura, vais encontrar locais tão diferentes quanto os lagos de Bariloche ou a glaciar de Perito Moreno.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março e Dezembro

Fora-da-Caixa: Guatemala

Outrora um humilde ap√™ndice do gigante vizinho Mexicano, s√£o cada vez mais os turistas dispostos a render-se aos encantos da Guatemala! √Ä semelhan√ßa da generalidade dos restantes pa√≠ses da Am√©rica Central, conv√©m apenas evitar as √©pocas das chuvas e dos furac√Ķes, pelo que Novembro se apresenta como uma excelente possibilidade, quando o tempo continua quente, mas seco.

Condi√ß√Ķes ideais para que possas explorar as Ru√≠nas Maias de Tikal, desfrutar das vistas em Semuc Champey, subir ao Vulc√£o Acatenango, relaxar junto ao Lago Atitlan, percorrer as ruas ador√°veis de Antigua, e ‚Äď pois claro ‚Äď ir a banhos na famosa Playa Blanca.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Dezembro

Onde ir em Dezembro:

Maldivas

Quando pensamos em ilhas paradisíacas, as Maldivas são das primeiras a vir à mente, e não é por acaso. São centenas de ilhas de areia branca e água do mar a cerca de 25 graus. Dezembro é um dos melhores meses para visitar as ilhas, já que estamos bem longe da época da monção.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Novembro

Para todos os gostos: Mal√°sia

A Malásia oferece tudo o que o Sudeste Asiático tem de melhor, desde modernas metrópoles como Kuala Lumpur a pequenas aldeias piscatórias, incrível fauna e flora a praias espetaculares. O mês de Dezembro é ideal para explorares o país, para poderes gozar de atividades ao ar livre com um clima bastante seco.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março e Novembro

Escapadinha: Budapeste

Budapeste √© uma fant√°stica, cidade cheia de hist√≥ria e com in√ļmeros monumentos patrim√≥nio mundial da UNESCO. Em Dezembro, s√£o incorton√°veis os mercados de Natal que se espalham pela cidade. N√£o percas tamb√©m a vista do Castelo de Buda, as Igrejas de estilo Barroco ou os Banhos Turcos, entre muitas outras coisas!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro

Outra Sugestão: Lapónia

Não prometemos que consigam conhecer o Pai Natal, mas vão poder ver as suas renas. E há também uma grande probabilidade de conseguirem ver a aurora boreal nesta altura do ano. A Lapónia é o território do povo Sami, uma cultura que vale a pena conhecer.

Também boa escolha em: Novembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril

Fora-da-Caixa: Nicar√°gua

Tal como a Guatemala, mencionada como destino ‚Äúfora-da-caixa‚ÄĚ para o m√™s anterior, tamb√©m a Nicar√°gua √© um destino afectado por √©pocas caracterizadas por tempestades e chuvas fortes, pelo que evitar o per√≠odo compreendido entre Maio e Outubro √© o mais sensato a fazer. De resto, isto √© v√°lido para qualquer pa√≠s da Am√©rica Central.

Por outro lado, em Dezembro, o tempo vai estar perfeito para ir a banhos e surfar em San Juan del Sul, ou para fazer snorkeling nas √°guas l√≠mpidas das Ilhas do Milho. No entanto, Nicar√°gua n√£o √© t√£o conhecida como alguns dos seus vizinhos pelas suas praias, mas sim pelos in√ļmeros vulc√Ķes (no total, s√£o quase 20) e encantos coloniais das suas cidades mais antigas, com destaque para Le√≥n e Granada.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Dezembro

Leituras Adicionais:

A melhor altura para visitar cada um dos 193 pa√≠ses membros das Na√ß√Ķes Unidas ūüĆé

10 dos melhores Mercados de Natal da Europa para visitares este Inverno ūü饂̥ԳŹ

3 destinos de lua-de-mel para cada m√™s do ano ūüėć

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem